Simão Ternoski

 

As publicações completas do professor Simão podem ser consultadas em seu Lattes ou no Orcid, recentemente o professor publicou os trabalhos:

 

Meios e Fins do Desenvolvimento: uma análise a partir dos agricultores familiares de Itapejara d’Oeste/PR

 

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Artigo publicado pelo professor do Decon, Simão Ternoski, em coautoria com o professor Miguel Angelo Perondi da UTFPR, neste estudo os autores afirmam que a renda, riqueza e progresso econômico nem sempre são suficientes para expressar a melhoria da condição de vida de uma comunidade, muitos paí­ses com elevado PIB não conseguem resolver seus problemas sociais de pobreza e fome, o que evidencia a necessidade de se considerar outras dimensões para medir o bem-estar humano.

A investigação do estudo ocorre em um contexto especí­fico da agricultura familiar brasileira, questionando sobre quais as variáveis meio e fim do desenvolvimento que podem ser empregadas como indicadores que significam a ampliação da liberdade e a promoção do bem-estar rural.

A investigação se pauta em levantar os fins e meios do desenvolvimento entre os agricultores familiares de Itapejara d’Oeste nos anos de 2005, 2010, 2015. E, como base neste estudo de painel estabeleceram uma estatí­stica descritiva e uma análise inferencial econométrica dos dados que permitiu perceber os movimentos e condicionantes do fortalecimento do patrimônio, renda, escolaridade, saúde, sucessão e relações sociais, tratados como indicador fim – Idaf.

Os autores constatam existir uma heterogeneidade de contextos, onde os ativos e o seu fortalecimento podem tanto representar expansão do desenvolvimento em um cenário, como retração em outro. Afirmam que nem todos os meios considerados para o desenvolvimento explicam os fins expressos no í­ndice proposto, o efeito probabilí­stico sobre o Idaf se deu nos ní­veis de uso do crédito de custeio e investimento, na renda per capita dos integrantes, migrações, superfí­cie agrí­cola útil, unidade de trabalho humano, escolaridade do chefe da famí­lia, e nas proporções de transferências sociais e autonomia das rendas do trabalho.

 

Cidades inteligentes e sustentáveis: percepções sobre a cidade de Curitiba/PR a partir dos planos plurianuais de 2014 a 2021

 

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O professor Simão Ternoski em coautoria com pesquisadores de outras instituições afirmam, neste estudo, que as opções de planejamento público das cidades materializadas nos Planos Plurianuais estão, muitas vezes, pautadas em brandings urbanos (rótulos) que nem sempre refletem as necessidades sociais e soluções de problemas, como a redução da vulnerabilidade.

Os autores apontam para a necessidade das cidades, além de inteligentes, buscarem práticas sustentáveis e centradas nas pessoas. Assim, analisam se os Planos Plurianuais propostos pela Prefeitura Municipal de Curitiba/PR para o período de 2014 a 2021 refletem os conceitos adotados de smart city (cidades inteligentes) e de cidades sustentáveis. A pesquisa é exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, e se figura como estudo de caso da cidade de Curitiba/PR em que são analisados os planos plurianuais e sua relação aos rótulos de cidade inteligente e de cidade sustentável, refletindo em programas e projetos de alcance as necessidades sociais, econômicas e ambientais.

A constatação dos autores é que Curitiba nos PPAs analisados se aproxima mais do branding de cidade sustentável, sendo percebido em 89,47% dos programas, já o rótulo de smart city contempla apenas três dos 19 programas propostos no período avaliado.

 

Elaboração de Projetos de Pesquisa nas Ciências Sociais Aplicadas

 

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Para o professor Simão Ternoski, este livro é um material que permite a compreensão básica a respeito da elaboração de projetos de pesquisa científica, esclarecendo as dúvidas mais recorrentes na elaboração e proposição de um projeto de pesquisa científica que, frequentemente, é solicitado nas diferentes instituições de ensino como um primeiro passo para a elaboração dos trabalhos de conclusão de curso ou então na elaboração de artigos científicos.

O livro, em momento algum pretende se tornar exaustivo no detalhamento do método científico, já que o autor entende que o debate a respeito do método e da ciência é muito vasto e não cabe, num material com objetivo prático, esmiuçar os métodos. Este material é a primeira parte do material produzido. Uma compreensão mais aprofundada de alguns temas requer a consulta ao segundo volume (Livro intitulado “A Pesquisa Quantitativa e Qualitativa nas Ciências Sociais Aplicadas”).

O primeiro capítulo faz uma reflexão sobre conhecimento científico, são expostas as principais correntes de pensamento, permitindo o entendimento e, ao mesmo tempo, a sensação de pertencimento a uma das correntes que determinarão os rumos da pesquisa, apresenta ainda uma discussão de multidisciplinariedade é apresentada.

A segunda parte do livro é uma espécie de manual de bolso, são apresentadas as etapas para a formulação e elaboração de um projeto de pesquisa científica. Muitos são os cursos e cada instituição apresenta exigências próprias para o formato dos projetos, o propósito não é descrever, detalhadamente, todos os itens, mas auxiliar, de maneira geral, a se pensar um projeto de pesquisa.

O capítulo III trata da classificação inicial sobre as áreas do conhecimento permite o enquadramento da pesquisa em uma delas. Na sequência, a classificação conforme a finalidade e, posteriormente, em relação aos objetivos, é apresentada. Seguindo a classificação a pesquisa pode ser enquadrada segundo os métodos empregados e nesta classificação são apresentadas as características gerais da pesquisa qualitativa e quantitativa. Por fim, o leitor encontra, de maneira sucinta, as principais técnicas de coleta de dados, entendendo que esta técnica depende da delimitação da pesquisa.

No entender do autor, o material permite a elaboração de um projeto básico de pesquisa. Ao final da leitura, espera-se que o pesquisador tenha encontrado as ferramentas suficientes para elaborar um projeto de pesquisa que contenha um direcionamento para o foco que pretende e, ao mesmo tempo, defina o ajustamento da pesquisa, apresentando dentre as muitas ferramentas aquela que mais se adapte ao seu objeto.

 

A pesquisa quantitativa e qualitativa nas ciências sociais aplicadas

 

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Ao propor este segundo livro (O primeiro livro intitulado “Elaboração de Projetos de Pesquisa nas Ciências Sociais Aplicadas”), voltado à pesquisa científica nas ciências sociais aplicadas, o professor Simão Ternoski, juntamente com as professoras Zoraide da Fonseca Costa e Roseli Aparecida Menon, tem como propósito aprofundar o debate sobre a pesquisa qualitativa e quantitativa. O material é um suporte, ao leitor, no entendimento dos principais métodos voltados às pesquisas qualitativas e quantitativas.

Um ponto importante deste livro é que as discussões visam retratar o método e alguns exemplos de aplicação. No entanto, decorrente do seu objeto, em muitos casos cabe ao pesquisador avançar as pesquisas sobre as especificidades do método, principalmente quanto aos testes estatísticos e propriamente ao aprofundamento do formato de pesquisa do método qualitativo.

O primeiro capítulo aborda o método qualitativo, faz um recorte dos principais métodos e classificações deste tipo de pesquisa e finaliza a discussão apresentando os formatos de coleta de dados através de questionários e entrevistas.

O capítulo II trata do método quantitativo, as discussões sobre pesquisa quantitativa são tratadas em três momentos: um primeiro na definição do tipo de dado seguindo com a abordagem sobre a estatística descritiva e por fim trata da análise inferencial.

Ao fechar o estudo o terceiro capítulo apresenta uma formatação geral para a apresentação de artigos e relatórios técnicos, e se torna importante para o leitor no sentido de conhecer a estrutura do artigo científico.

Por parte dos autores, a expectativa é que este material contribua para o entendimento de todos a respeito das pesquisas qualitativa e quantitativa, superando a percepção de dualidade destas classificações, já que o avanço do conhecimento científico se dá também em pesquisas que conciliem os dois métodos.

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