Leonardo Moreira Heckler

TÍTULO: Características da Política Monetária nos Governos Dilma Vana Rouseff (2011-2016)

RESUMO: A política monetária exerce papel fundamental na economia, pois pode controlar a inflação e o câmbio, porém, ela pode acarretar impactos negativos em uma economia quando possui características excessivamente conservadoras. O Brasil, possuí um histórico de altas taxas de juros desde os anos de 1990, influenciado grandemente pelo Regime de Metas para Inflação (RMI) adotado em 1999. Contudo, taxas de juros elevadas tendem a favorecer um grupo de setores, como: os rentistas e o setor financeiro, suscitando críticas e impactos negativos na economia. Durante os mandatos do presidente Lula, a política teve características ortodoxas, com taxa de juros elevada. Durante o governo Dilma, houve uma pequena ruptura dessa característica, pois observou-se uma redução da taxa de juros ao menor piso histórico desde 1999 em 2012, mas voltou a subir as taxas em 2013. O presente trabalho analisa a política monetária durante o governo Dilma (2011-2016), buscando compreender o comportamento da taxa de juros e a influência de fatores econômicos nas decisões do Banco Central, a fim de entender o real motivo da retomada à política monetária ortodoxa por meio de análises bibliográficas e das atas do Copom. Percebeu-se que Dilma em seus governos não foi capaz de romper com as características de política monetária ortodoxa vigente, pois não houve fatores que sustentasse a queda de juros no período. A compreensão dessas dinâmicas é essencial para perceber como as decisões afetam a população e a economia em geral.

PALAVRAS-CHAVE: Taxa de Juros; Regime de Metas para Inflação; Política Ortodoxa

ORIENTADOR: Profa. Dra. Sandra Mara Matuisk Mattos