O departamento de Ciências Econômicas – DECON da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO iniciou suas atividades em 1989, ainda sem a existência da oferta do curso economia, o que veio a ocorrer apenas em 1995. Até a criação do curso, os professore pertencentes ao DECON ministravam disciplinas da área econômica em outros cursos da universidade.
A graduação em Ciências Econômicas começa efetivamente no segundo semestre de 1995, imediatamente após a aprovação do seu projeto pedagógico e respectiva autorização pelo Conselho Estadual de Educação. Nestas mais de três décadas do Departamento e de funcionamento do curso, que se confundem com a história da UNICENTRO, foram muitas as contribuições do Departamento de Economia e do curso de Ciências Econômicas para a formação de quadros aos setores público e privado do país, a participação de seus alunos, docentes e pesquisadores no debate público sobre as grandes questões nacionais, e o reconhecimento de sua produção acadêmica.
Para além da variedade que felizmente marca a UNICENTRO, talvez a sua característica principal seja um elevado grau de identidade de seus docentes, de suas pesquisas com uma determinada forma de enxergar as relações econômicas, a economia brasileira e sua forma de inserção no mundo. Este esforço envolveu diversificação e especialização das áreas de pesquisa, que se traduzem nas atuais linhas de investigação vigentes, conduzidas por docentes de maneira individual ou coletiva.
A produção científica do Departamento de Economia resultou, em livros, publicações de obras completas e capítulos de livros; inúmeros artigos publicados em periódicos, jornais e revistas; diversos trabalhos em anais de congressos, dentre resumos e trabalhos completos; participações em congressos e eventos. Foram realizadas também pesquisas, cursos e eventos com o apoio de agências de financiamento público e privado.