Gislaine Guimarães
TÍTULO: Empreendedorismo Feminino como uma Tendência de Inclusão no Mercado de Trabalho
RESUMO: O papel da mulher na economia e na sociedade tem evoluído significativamente, especialmente no Brasil, onde a participação feminina no mercado de trabalho ainda é menor que a masculina (54,5% contra 73,7% em 2021). Apesar dos avanços, as mulheres enfrentam preconceitos, discriminação e desigualdade salarial. Diante dessas dificuldades, muitas têm optado pelo empreendedorismo como alternativa para garantir sua inclusão no mercado de trabalho e alcançar a independência financeira. Este estudo teve como objetivo principal analisar as características do empreendedorismo feminino no Brasil no período de 2018 a 2022, buscando identificar o perfil das empreendedoras. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica e levantamento documental, utilizando dados secundários do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), ressaltando a importância do empreendedorismo feminino para a economia e para a inspiração de outras mulheres. Os resultados mostraram que de 2018 a 2022, as empreendedoras eram predominantemente jovens, entre 18 e 34 anos, com ensino médio completo. Mulheres pretas ou pardas lideraram o empreendedorismo feminino. A maior parcela (27,4%) recebia de 1 a 2 salários mínimos e atuavam principalmente nos setores de serviços e comércio além disso, 55% iniciaram seus negócios por necessidade. Assim, além de gerar sua própria ocupação, maior parcela (39,5%) dessas mulheres geram entre 1 a 5 empregos. O faturamento anual dos empreendimentos femininos se concentra na faixa de até R$ 12 mil, representando 56% dos casos. O empreendedorismo feminino entre 2018 e 2022 foi importante para a inclusão no mercado de trabalho, com a criação/condução de seus próprios empreendimentos, geração de renda e independência financeira.
PALAVRAS-CHAVE: Empreendedorismo; Mulher; Trabalho.
ORIENTADORA: Profa. Me. Raquel Virmond Rauen Dalla Vecchia