Jonas Cikoski

 

TÍTULO: Geração Distribuída de Energia Elétrica nos Municípios Paranaenses: uma análise espacial da potência instalada no período entre 2021 e 2023

RESUMO: A disponibilidade de energia elétrica é uma das questões fundamentais para o crescimento de qualquer economia. Ao longo dos anos, a demanda tem apresentado altos índices, sendo influenciado principalmente pelo crescimento das atividades agrícolas e industriais, aumento do poder aquisitivo das pessoas e pelo avanço tecnológico. O Estado do Paraná tem sido historicamente um dos maiores produtores de energia elétrica do país, com visibilidade para geração hidroelétrica. No entanto, o estado busca meios de atender a crescente demanda enquanto preserva seus recursos naturais, tendo em vista o esgotamento do potencial hídrico e a pressão da sociedade quanto aos impactos ambientais, sociais e econômicos ocasionados. Devido a essas limitações para expandir a matriz elétrica no estado, tem-se buscado outras fontes alternativas e renováveis de geração de energia, como por exemplo a fotovoltaica, biogás, eólica, etc. O emprego do sistema de geração distribuída de energia elétrica, caracterizado pela produção próxima ou integrada aos seus consumidores, tem o poder de resultar em ganhos nos aspectos ambiental, social e econômico no estado. Diante disso, faz-se necessária a elaboração de políticas públicas de incentivos à pesquisa e desenvolvimento de projetos para a disseminação deste setor no estado, cooperando para a sustentabilidade ambiental. Neste sentido, o objetivo deste estudo em questão é identificar como a geração distribuída de energia elétrica se concentra espacialmente no estado do Paraná no período entre 2021 e 2023. O avanço do trabalho ocorreu da seguinte forma: inicialmente uma breve introdução, avançando para uma revisão de literatura existente sobre a integração de tecnologias de geração e sustentabilidade no setor elétrico. Na terceira parte são apresentados os procedimentos metodológicos, com a caracterização da pesquisa, coleta e análise das variáveis. Por final são apresentados os resultados dessa análise e, como conclusão, como estas fontes de energia podem contribuir para a sustentabilidade ambiental e para a diminuição dos gases de efeito estufa e de que maneira as políticas governamentais podem auxiliar para a alavancagem do modelo no estado.

PALAVRAS-CHAVE: Geração Distribuída; Municípios Paranaenses; Análise Espacial; Desenvolvimento Sustentável; Sustentabilidade.

ORIENTADOR: Prof. Dr. Pierre Joseph Nelcide

PDF DA PUBLICAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *