Plataforma de Ciências Sociais oferece acesso a mais de quatro mil periódicos

Entre as diversas áreas de atuação das Ciências Sociais Aplicadas, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) oferece mais de 200 bases de dados para pesquisa. Uma das plataformas que compõem o acervo é a Sociology Research Database (SocINDEX), com abordagem geral do campo.

O cientista social, em uma ótica geral, estuda fenômenos da sociedade e analisa hábitos e costumes de diversos grupos sociais, incluindo características religiosas, familiares, organização institucional e econômica. Dependendo da categoria em qual se encaixa, o trabalho do profissional pode ser complexo, pois abrange acontecimentos como conflitos sociais e movimentos políticos.

A base de dados SocINDEX oferece um suporte para pesquisadores da área, com acesso a mais de quatro mil revistas científicas especificamente ligadas às Ciências Sociais revisadas por pares, sendo mais de 800 em texto completo. A plataforma contempla também títulos de livros, monografias, recursos educacionais, jornais, panfletos, relatórios, anais de congressos e outros materiais.

Além da literatura sobre sociologia, os usuários encontram as sub-disciplinas relacionadas, como aborto, criminologia e justiça penal, demografia, estudos étnicos e raciais, estudos de gênero, casamento e família, violência, sociologia política, religião, sociologia rural e urbana, desenvolvimento social, psicologia social, estrutura social, trabalho social, antropologia sócio-cultural, história sociológica, teoria sociológica, uso e abuso de substâncias nocivas e outros vícios.

O conteúdo de resumos e referências varia a partir de 1905 até a atualidade, enquanto a disponibilidade de acesso aos textos completos é desde 1908 até o ano corrente. Intitulada “SocINDEX with Full Text (EBSCO)”, a plataforma pode ser localizada por meio de pesquisa na opção Buscar base do Portal de Periódicos.

Fonte: Notícias do Portal Periódicos da CAPES.

Nota: o acesso de membros da comunidade da Unicentro deve ser feito através da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), utilizando login e senha do SGU (professores e funcionários) ou do Aluno On line do Lyceum (acadêmicos). Detalhes dos procedimentos de acesso podem ser visualizados clicando aqui.