Inteligência artificial do Google ajuda você a desenhar como um profissional

Você já passou por uma situação na qual precisava muito desenhar algo no computador, mas não conseguiu? Se sim, ficará feliz de saber que agora o Google tem uma ferramenta de inteligência artificial voltada especialmente para esse tipo de necessidade. A empresa anunciou ontem o AutoDraw, um recurso que ajuda os usuários a se comunicar visualmente.

O sistema funciona de maneira bem simples: você começa a desenhar nele como se estivesse desenhando no Paint e, ao mesmo tempo, a inteligência artificial do Google vai tentando adivinhar o que você quer desenhar. Com isso, ela vai sugerindo uma série de desenhos mais elaborados na parte de cima da tela; quando você clica em um deles, seu desenho é substituído pela versão mais complexa, como pode ser visto abaixo:

Google Draw

Fora isso, a ferramenta ainda tem algumas outras opções de edição do desenho, como um pincel tradicional (que não fica tentando adivinhar o que você está desenhando). O AutoDraw parece ser uma evolução do “Quick, Draw!”, um experimento de inteligência artificial com o qual o Google deixou os usuários brincarem em novembro do ano passado.

Como funciona

De fato, segundo o site oficial do projeto, a tecnologia usada nas duas soluções é a mesma. Uma rede neural treinada com uma série de desenhos vai vendo você desenhar e comparando sua criação com a de outros usuários. Quando você escolhe substituir o seu desenho por uma das sugestões, ela se lembra da sua escolha.

Assim, quando outro usuário fizer um desenho parecido com o seu, ela se lembrará: “Outro dia um cara fez um desenho parecido e trocou por uma pizza, então vou sugerir uma pizza para esse cara também”. Esse exemplo pode ser meio bobo, mas como a ferramenta do Google é capaz de fazer isso milhões de vezes por dia, ela se torna bastante inteligente. O vídeo abaixo fala mais sobre a criação:

Segundo o Google, a ideia do AutoDraw é democratizar ferramentas de desenho e criação – e, realmente, a solução é grátis. Por outro lado, é fácil perceber que o uso contínuo da ferramenta por parte dos usuários ajuda a treinar as redes neurais do Google, então a empresa ganha com isso também.

Para artistas

Todas as imagens que a rede neural sugere aos usuários foram criadas por artistas parceiros do Google. Algumas delas podem ser vistas por meio deste link. No entanto, qualquer pessoa pode enviar seus desenhos para que o Google os utilize como sugestão no AutoDraw. Isso pode ser feito por meio desta página.

Fonte: https://olhardigital.uol.com.br/noticia/inteligencia-artificial-do-google-ajuda-voce-a-desenhar-como-um-profissional/67448?utm_campaign=newsletter_posicao_noticias_020&utm_medium=leia_mais&utm_source=newsletter