- PROJETOS DE EXTENSÃO (2024-2025)
-
- O CEDOC/I Como Espaço de Formação Discente (2024- em andamento)
- Este projeto visa oportunizar aos discentes do curso de História e de áreas afins da UNICENTRO, treinamento em práticas arquivísticas e gestão de documentos históricos no CEDOC/Irati. As atividades compreendem desde a higienização de documentos de valor histórico, a sua organização e descrição arquivística, até digitalização e disponibilização para consulta. O projeto também visa oferecer oficinas de análises de fontes histórias para a equipe do CEDOC e discentes do curso de História e áreas afins, visando a difusão cultural e científica do acervo e a formação para o ensino e a pesquisa em História. Tais atividades têm como intenção fortalecer o CEDOC/Irati enquanto um espaço de formação discente e de capacitação em ações ligadas à preservação e gestão
documental.
-
-
-
- Pró Memória Irati (2024 – Concluído)
- Trata-se de uma ação de extensão voltada à organização do Concurso Pró-Memória de Irati, cujo principal objetivo é estimular a escrita sobre a história local entre estudantes do ensino médio de escolas públicas. O projeto prevê a realização de oficinas sobre fontes históricas da educação em Irati, utilizando fotografias e outros documentos do acervo do CEDOC, nas escolas participantes. Além disso, promove um concurso de redações centrado na história da educação no município e no protagonismo das mulheres nesse contexto.
- PARCERIAS:
- ALACS – Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná
- NRE/I – Núcleo Regional de Educação de Irati.
-
- PROJETOS DE EXTENSÃO (2022-2024)
-
- Repositório Digital Brasil/Ucrânia PRESS – – O jornal PRÁCIA e a imigração ucraniana no Brasil
- A Typographia Prácia, criada em 1912 pela Ordem São Basílio Magno de Prudentópolis, foi responsável pela publicação do jornal Prácia, pelo Boletim Missionário Ucraíno no Brasil e pelo almanaque religioso Prácia. Além disto, por meio de uma rede de compartilhamento de periódicos de língua ucraniana, os padres basilianos foram responsáveis pela formação de um acervo de jornais nesta língua de diversos países, impressos por entidades católicas ortodoxas, associações étnicas ucranianas, grupos políticos defensores da independência da Ucrânia, associações rurais e de professores, sediados nos Estados Unidos, Canadá, Argentina, Reino Unido, Alemanha e Ucrânia, totalizando 14 títulos num acervo de 18 metros lineares, do período de 1917 a 1984. Este conjunto faz parte do acervo do CEDOC/I da Unicentro. Este projeto tem por objetivo formar um repositório digital bilíngue (ucraniano/português), intitulado Brasil/Ucrânia Press, com o intuito de dar amplo acesso no Brasil e no exterior a material selecionado e traduzido relacionado à imigração ucraniana no Brasil, presente no periódico Prácia, entre 1912 e 1922 (Fase 1); 1923-1945 (Fase 2).
- PARCERIAS:
- FASBAM – Faculdade São Basílio Magno, Curitiba-PR
- UFPR – Laboratório de Digitalização
- Prefeitura de Prudentópolis-PR
-
________________________________________________
- EVENTOS DE EXTENSÃO (2024-2025)
-
- Oficinas de História 2024
- Este projeto tem como objetivo oferecer um curso e oficinas de análise de fontes históricas para a equipe do CEDOC/I, bem como para discentes dos cursos de graduação e pós-graduação em História e áreas afins. A iniciativa buscou: a) difundir os acervos sob sua guarda; b) contribuir para a formação acadêmica dos estudantes; c) qualificar a prática da pesquisa histórica a partir de diferentes tipologias documentais. Para isso, foram ministrados um curso de leitura paleográfica, com carga horária de 12 horas-aula, e quatro oficinas, com 4 horas-aula cada, abordando o uso de fotografias, imprensa, fontes criminais e fontes orais no ensino e na pesquisa em História, além das respectivas metodologias de análise.
-
-
-
- Educação, história e patrimônio: A escola paranaense do século XX sob perspectiva. (2024-2025)
- Palestra: “No caminho dos trilhos ao som do apito do trem: escolas profissionais ferroviárias na Rede de Viação Paraná Santa Catarina (1933-1973)”, com a Profª Drª Vânia Mara Pereira Machado – Coordenadora do Museu da Escola Paranaense. Exposição: No caminho dos trilhos ao som do apito do trem: escolas profissionais ferroviárias na Rede de Viação Paraná Santa Catarina (1933-1973)”.
- PARCERIAS:
- Biblioteca da Unicentro Irati
- Programa de Pós-Graduação em História – PPGH/Unicentro/Irati
- Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/Unicentro/Irati
- Centro Acadêmico de História Carlos Marighella
- Museu da Escola Paranaense – MEP
- SEED – Secretaria Estadual de Educação do Paraná
-
________________________________________________
- CONVÊNIOS
- Prefeitura de Irati
- Custódia e difusão do Arquivo do Poder Executivo (1907-2004)
- Tribunal de Justiça do Paraná – Termo de Convênio nº 048/2021
- Museu da Justiça do Paraná
- Prefeitura de Irati