O que é o PAC/Unicentro?

O Programa de Avaliação Continuada – PAC, é uma modalidade de seleção alternativa ao concurso vestibular, para ingresso nos cursos superiores de graduação da Unicentro.

Quais os objetivos da universidade ao implantar o PAC?

O objetivo da Unicentro é orientar, selecionar e classificar alunos-candidatos oriundos das escolas participantes do PAC, por meio dos desempenhos obtidos nas provas realizadas nas três séries do Ensino Médio, bem como, contribuir para a melhoria do ensino nas escolas e ampliar a oferta de vagas, dos cursos de graduação da universidade, aos alunos da região.

Como funciona o PAC?

O PAC avalia o desempenho dos candidatos ao ensino superior de graduação na UNICENTRO, a partir do seu aproveitamento em cada uma das séries do Ensino Médio e se divide em três fases:

• PAC I – prova em que são avaliados os conhecimentos relativos ao ensino ministrado na 1ª série do Ensino Médio.
  • PAC II- prova em que são avaliados os conhecimentos relativos ao ensino ministrado na 2ª série do Ensino Médio.
  • PAC III – prova em que são avaliados os conhecimentos relativos ao ensino ministrado na 3ª série do Ensino Médio.

Como é realizado o PAC III para os cursos de nível Ensino Médio com quatro anos de duração?

A realização da prova do PAC III é obrigatória na quarta série dos cursos com duração de quatro anos, pois nesse caso, o terceiro ano não é considerado como o último do Ensino Médio.

Quem pode participar do PAC?

Os alunos do Ensino Médio matriculados na rede oficial de ensino que, dentro do calendário estabelecido pela Coorps (Coordenadoria de Processos Seletivos), procederem a inscrição específica.

Como o aluno realiza a inscrição?

Dentro do calendário estabelecido pela Coorps (Coordenadoria de Processos Seletivos), o candidato preenche, on-line, a inscrição pelo endereço eletrônico www.unicentro.br/pac e, na sequência, imprime o requerimento de inscrição e o boleto bancário para pagamento do valor da inscrição.

Quais os conteúdos abordados nas provas do PAC?

O PAC incide sobre os conteúdos de cada uma das séries do Ensino Médio, em conformidade com o estabelecido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e Estaduais, mediante a aplicação de provas anuais, que avaliam as competências e habilidades adquiridas pelo aluno, em cada uma das séries do Ensino Médio.

Como são as provas do PAC?

As provas do PAC são constituídas por uma Redação e cinquenta questões objetivas, abrangendo as seguintes disciplinas do Ensino Médio: Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia, com valor de 1,6 pontos por questão. As disciplinas de Arte, Filosofia e Sociologia somente serão cobradas no PAC III.

Como é a opção pela Língua Estrangeira?

É feita no PAC I e deve ser mantida nas três etapas do programa.

Quando fazer a opção pelo curso?

A opção pelo curso só é efetuada  por ocasião da inscrição na prova do PAC III.

Quando são realizadas as provas do PAC?

As provas são realizadas anualmente, num único turno e em um período de quatro horas.

Quais os locais de provas?

As provas são realizadas nas cidades em que a Unicentro possui campus ou extensão.

Quantas vagas serão destinadas ao PAC?

O número de vagas ofertadas pelo PAC será de dez por cento do total das vagas anuais de cada curso, turno e local de oferta pela Unicentro.

Como proceder em caso de reprovação na série regular do Ensino Médio?

Em caso de reprovação, o candidato pode optar por manter a nota obtida na prova referente à série cursada, ou por refazer a prova no ano seguinte, solicitando, via protocolo, à Coorps (Coordenadoria de Processos Seletivos), no primeiro mês do ano letivo seguinte ao de sua participação, a manutenção, por um ano, de sua nota no banco de dados, ou o cancelamento de sua inscrição naquela etapa, devendo fazer, para a mesma prova, nova inscrição ao PAC.

Como proceder em caso de interrupção de estudos?

Em caso de interrupção de estudos, por no máximo um ano letivo, o aluno protocoliza solicitação, no primeiro mês do ano letivo seguinte ao de sua participação, para que a pontuação já obtida fique arquivada no banco de dados da Coorps (Coordenadoria de Processos Seletivos), pelo prazo de um ano, para complementação do PAC, quando da continuidade de seus estudos na série subsequente.

Quando o aluno é excluído do PAC?

A exclusão do programa acontece:

• após a decorrência do prazo da interrupção de estudos;
  • quando o aluno tem mais de uma reprovação nas séries durante as três etapas do programa;
  • quando o candidato deixar de comparecer às provas.
  • quando o candidato obtiver nota zero na prova de redação, da terceira etapa do PAC.

Como será a pontuação final do candidato ao PAC/Unicentro?

A pontuação final do candidato será a média obtida pela soma das notas de cada uma das três etapas. Os candidatos são classificados pela ordem decrescente, de conformidade com o somatório das provas do PAC I, PAC II e PAC III.

Quais os benefícios que o programa trará para os alunos?

Por meio de um programa que avalie continuamente, é possível verificar o progresso do aluno ao longo do Ensino Médio, evitando que o seu desempenho seja influenciado por uma situação momentânea, muitas vezes, determinada por fatores emocionais, como ocorre no vestibular. O aluno pode, também, superar suas deficiências a cada ano e traçar estratégias com mais liberdade.

O aluno, mesmo participando do PAC, poderá se inscrever nos concursos vestibulares?

Sim, pois os processos acontecem separadamente.