A aplicação do SESMT na construção civil

A segurança do trabalho pode ser definida como um conjunto de medidas a serem implementadas nos mais variados ambientes de trabalho. Medidas essas que ajudam a evitar a ocorrência de acidentes e garantem a qualidade de vida da equipe.

Ao investir em segurança do trabalho, o corpo Universitário e empresas parceiras cumprirão as normas determinadas pelo Ministério do Trabalho, o que aumenta a segurança dos trabalhadores.

O principal objetivo da segurança do trabalho na construção civil é identificar, avaliar e controlar as situações de risco presentes nas atividades dos trabalhadores. Isso pode ser feito por meio do mapeamento dos riscos, em que a equipe responsável põe em prática uma série de normas, procedimentos e equipamentos no ambiente de trabalho, para que sejam reduzidos os riscos inerentes a cada atividade.

Além disso, pode ser feito um estudo de dados estatísticos acerca dos acidentes e doenças que já aconteceram, visando adotar as melhores medidas preventivas para cada área. Por isso, pode-se dizer que a segurança do trabalho tem três vertentes: reduzir acidentes de trabalho, promover a saúde ocupacional e reduzir os riscos de incêndio.

atividades1
atividades2
atividades3