PROFNIT no Brasil
O PROFNIT é um Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação.
Tem nível de Mestrado Profissional e é ofertado nacionalmente, compreendendo todas as regiões do Brasil, em formato presencial.
Sede A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) é a Sede desde 2016. A Sede deve contribuir com a sua experiência de procedimentos e ações típicas, inserir o FORTEC nas rotinas usuais dos Programas de Pós-Graduação e nas ações de articulação e estímulo da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, além de prover a infraestrutura básica para a Secretaria da Sede Acadêmica do PROFNIT.Área de Concentração: Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.
Linha de Pesquisa: Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação em Núcleos de Inovação Tecnológica (NITS).
Estudos analíticos e práticos sobre as competências dos NITs e sua política institucional de inovação tecnológica de acordo com o arcabouço legal e políticas setoriais. Estímulo à proteção das criações, resultados de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, busca de anterioridade, processamento e manutenção dos títulos de PI nas diversas áreas do conhecimento. Transferência de tecnologia nas suas diversas formas e nos vários setores estruturantes e seus inter-relacionamentos, identificação de nichos de mercado e ambientes de inovação de base tecnológica e suas interações sistêmicas, empreendedorismo, identificação de gargalos e de oportunidades de mercado para transferir tecnologia adequadamente (inteligência competitiva), visando seu uso pela sociedade e contribuindo para o desenvolvimento e crescimento econômico nas esferas local, regional e global, melhorando as condições de vida da população, alavancando o Produto Interno Bruto (PIB) e impulsionando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
O PROFNIT foi recomendado com nota 4 pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior – CTC-ES da CAPES, em sua 159a reunião, realizada nos dias 18 e 19 de junho de 2015.(Portaria de Ato Normativo de Reconhecimento No. 0559, Data da Publicação:01/07/2016, Parecer CNE 561/2015).
Trata-se de uma contribuição social do FORTEC à formação de recursos humanos a nível de mestrado para organizações que atual na áreas de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, tais como Núcleos de Inovação Tecnológicas, Agências de Fomento a Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação onde os alunos não pagam anuidades e os professores não recebem pró-labore.
O programa é coordenado pelo Conselho Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional, que operam sob a égide do Diretório da Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – FORTEC, e é executado pelas Coordenações Acadêmicas das Instituições Pontos Focais.
O PROFNIT opera por meio de uma Rede Nacional, formada por Instituições de Ensino Superior (Pontos Focais) distribuídas em todo o território nacional, cobrindo todas as regiões do Brasil, nas quais estão matriculados os discentes e onde têm lugar as atividades do programa.
Instituições Pontos Focais matriculam os alunos e são responsáveis por toda a disciplina acadêmica:
Instituições Associadas na Fase I que matriculam os alunos e são responsáveis por toda a sua disciplina acadêmica são:
IFBA – Instituto Federal da Bahia – Ponto Focal IFCE – Instituto Federal do Ceará – Ponto Focal UEM – Universidade Estadual de Maringá – Ponto Focal UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz – Ponto Focal UFAL – Universidade Federal de Alagoas -SEDE UFBA – Universidade Federal da Bahia – Ponto Focal UFPE – Universidade Federal de Pernambuco – Ponto Focal UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – Ponto Focal UFRR – Universidade Federal de Roraima – Ponto Focal UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina – Ponto Focal UNB – Universidade de Brasília – Ponto Focal UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro-Oeste – Ponto Focal
Perfil do Egresso
Na sua atuação dentro das competências dos NITs, o mestrando deverá ter os conhecimentos básicos para o diálogo academia-empresa, estando habilitado a interagir propositivamente com os setores governamental, empresarial e acadêmico.
Destacam-se:
- Conhecer legislação e políticas públicas referentes à Propriedade Intelectual e à Transferência de Tecnologia e à Inovação Tecnológica;
- Conhecer e propor políticas de estímulo à proteção das criações;
- Avaliar a conveniência da proteção das criações e sua divulgação;
- Processar pedidos e fazer a manutenção dos títulos de propriedade intelectual;
- Atuar no licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia;
- Desenvolver estudos de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva no campo da propriedade intelectual, de forma a orientar as ações de inovação das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs);
- Desenvolver estudos e estratégias para a transferência das inovações geradas pelas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs);
- Promover e acompanhar o relacionamento da Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) com empresas;
- Negociar e gerir os acordos de transferência de tecnologias oriundas das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs).
- Atividades rotineiras de diálogo e de ações academia-empresa, interagindo propositivamente com os diversos setores.