Dia Internacional da Dança – O Dia Internacional da Dança é comemorado anualmente no dia 29 de abril. Esta data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem: a dança! Neste dia, ocorre a divulgação e troca de experiências de diferentes grupos de dança. Além das apresentações, encontros e palestras com profissionais renomados nesta área, que proporcionam a troca de experiências com grupos, meio acadêmico e a comunidade externa.

Trem de Minas – É um evento que acontece em abril, buscando comemorar a inconfidência mineira. Um evento histórico, artístico e cultural buscando valorizar e rememorar a cultura de Minas Gerais.

Dia Mundial da Voz – O evento referente ao Dia Mundial da Voz é realizado anualmente em abril. Criado em 2009, tem como objetivo homenagear e ressaltar o valor da voz cantada e falada, bem como o esforço dos profissionais da voz. Este evento promove atividades como palestras, oficinas de técnica e cuidados da voz e atividades musicais.

Quinta Nobre – O projeto Quinta Nobre vem de encontro à necessidade de apresentações musicais para o enriquecimento cultural da comunidade. Busca colaborar na formação de plateia, o bom gosto musical e acima de tudo o convívio com a música.

Encontro da Arte Folclórica – Por considerar que as tradições folclóricas reúnem em Guarapuava um dos mais significativos acervos da cultura adquiridos ao longo de uma existência, e que são demonstrados por vários grupos constituídos, é que a Diretoria de Cultura realiza anualmente este evento. O evento acontece em agosto, com a participação dos colégios e grupos folclóricos, proporcionando a comunidade em geral o conhecimento e a valorização da cultura popular que forma nossa cidade e, ainda, aspectos do folclore pesquisados para o evento.

Festival Canta Aí – O festival Canta Aí acontece anualmente e tem a finalidade de estimular o gosto e o potencial para a música, além da ampliação de repertório. Com a realização do festival a Universidade se volta para a difusão da arte e da cultura musical promovendo também a integração da Universidade com a comunidade.

Festival UNICENTRO da Canção – O Festival UNICENTRO da Canção – FUCA, acontece sempre no segundo semestre de cada ano no Auditório Francisco Contini. Criado em 2011, tem como objetivo valorizar a cultura musical revelando e confirmando talentos locais, integrando a comunidade universitária com a comunidade em geral.

Festival de Teatro da UNICENTRO – O Festival de Teatro da UNICENTRO – FETECO, é um evento criado na década de 90, com o propósito de propiciar a democratização da linguagem cênica, articulando junto às apresentações dos espetáculos de grupos locais e outros oriundos de diferentes localidades, exposições interativas e debates sobre estratégias para auxiliar tanto na disseminação como no envolvimento popular para com as diferentes manifestações do teatro em Guarapuava e na Região Centro-Sul do Estado do Paraná.

Feira de artesanatos – É um evento que acontece no primeiro e segundo semestre do ano letivo. Busca a valorização do artesanato local divulgando grandes novidades de trabalhos manuais aos visitantes (comunidade interna e externa) e para os artesões a feira proporciona uma maior divulgação do seu trabalho e troca de experiências e técnicas entre eles.

Mostra de Oficinas Culturais – A Mostra Cultural da UNICENTRO – MOC, acontece no fim de cada ano letivo. É um evento que tem como objetivo divulgar os resultados dos trabalhos artísticos e culturais nas diferentes áreas de atuação da Diretoria de Cultura da UNICENTRO, como a música, o teatro e a dança.