A Diretoria de Assistência Estudantil  tem como objetivo contribuir para redução da evasão ocasionada por fatores relacionados à desigualdade e à exclusão social, fortalecendo assim o processo de democratização do ensino superior público e criar subsídios que auxiliem o estudante a superar os desafios da vida acadêmica.

A Diretoria de Assistência Estudantil oferta ações de natureza multiprofissional, contando com atendimento especializado em Serviço Social e Psicologia. Destinam-se aos estudantes de graduação e pós-graduação da Unicentro, visando proporcionar o apoio no enfrentamento de problemas psicossociais que influenciam no desenvolvimento acadêmico.

Os atendimentos especializados caracterizam-se da seguinte forma:

Os atendimentos psicológicos dentro da COORAE visam auxiliar os estudantes no enfrentamento de problemas pontuais de natureza psicológica que têm comprometido seu desempenho acadêmico e/ou vivência acadêmica, tendo como objetivo acolher e orientar os estudantes, oferecendo escuta e acolhimento de suas demandas psicossociais e desta forma, contribuir com o desenvolvimento acadêmico e prevenir a evasão escolar.

Embora tenham finalidade terapêutica, estes atendimentos não se constituem como psicoterapia no sentido estrito, visto que a COORAE não é um serviço de saúde e sua finalidade é de caráter de apoio ao estudante. A natureza da atuação psicológica neste serviço segue os preceitos da Psicologia Institucional e Escolar e não da Psicologia Clínica. Portanto, trata-se de uma modalidade de serviço psicológico que não pode contar com o aprofundamento e o tempo requeridos num tratamento psicoterápico de médio e longo prazo.

Caso o estudante necessite desse tipo de tratamento, o profissional de Psicologia fará o encaminhamento devido para Rede de Atenção Psicossocial, RAPS, planos de saúde (se o estudante tiver) ou profissionais conveniados à COORAE.

As modalidades de atendimento psicológico ofertadas pela COORAE são: acolhimento psicológico, rodas de conversa, grupos de psicoeducação, oficinas de promoção à saúde mental e terapia comunitária.

 

  • ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO

Estrutura-se como o momento de escuta qualificada do estudante, onde o profissional de psicologia verifica o motivo da procura, as principais demandas e necessidades. Por sua vez, são traçados os objetivos do acompanhamento junto ao estudante e as possibilidades de intervenção. Isto pode ocorrer em um único encontro ou com uma sequência breve de atendimentos, com número máximo de 10 atendimentos.

O princípio da equidade da assistência norteia esta prática, de modo que são priorizadas situações vinculadas à realidade de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, conforme critérios de prioridade estabelecidos pela equipe multiprofissional do PAE.

Devido ao seu caráter de apoio e acolhimento, os profissionais da Psicologia que compõem a equipe do PAE não fornecem laudos psicológicos, visto que este é um documento conciso, minucioso e abrangente, que busca relatar, analisar e integrar os dados colhidos no processo de avaliação psicológica, tendo como objetivo apresentar diagnóstico e/ou prognóstico para subsidiar ações, decisões ou encaminhamentos.

Para este processo de avaliação é necessário, muitas vezes, um número relativamente maior de sessões de atendimento psicológico, do que aquele disponibilizado pela COORAE, assim como é, por vezes, necessário o uso de instrumentais técnicos (testes psicológicos e neuropsicológicos, escalas de avaliação) não disponíveis no serviço.

 

  • RODAS DE CONVERSA

São espaços coletivos, abertos para participação de quem tiver interesse, nos quais são discutidas questões levantadas pelos estudantes como pertinentes e que produzem impacto em suas vidas e em seus processos de formação universitária. Nesse espaço podem ser abordadas várias temáticas que circundam e entremeiam a vida acadêmica, como saúde mental, ansiedade, estresse, resiliência, prevenção da violência, relacionamentos, habilidades sociais, entre outros.

Nesta modalidade de intervenção, o papel do profissional de psicologia é facilitar as discussões, auxiliando na construção de novos sentidos/interpretações e estratégias de enfrentamento.

 

  • GRUPOS PSICOEDUCACIONAIS

Tem como objetivos desenvolver um trabalho de prevenção e de conscientização em saúde; oferecer informações sobre a natureza neurobiológica, ambiental e psicológica dos sintomas e/ou das dificuldades de seus participantes, oferecendo conhecimentos sobre características, curso e tratamentos eficazes; permitir que os participantes reconheçam suas dificuldades e/ou seus sintomas, seus pensamentos, suas emoções e seus comportamentos, no intuito de identificar a inter-relação entre eles e discutir estratégias de mudança para intervir de forma eficaz.

Consistem em grupos fechados, com número pré-estabelecido de participantes, contemplando cerca de 4 a 6 sessões estruturadas e baseadas em técnicas de psicoeducação e de resolução de problemas. Pode ocorrer em frequência semanal, quinzenal ou mensal, dependendo da temática em que são oferecidos e para que tipo de sintomas ou dificuldades são desenhados.

 

  • OFICINAS DE PROMOÇÃO À SAÚDE MENTAL

Atividades em grupo que visam promover ações e vivências que oportunizem atividades salutares ao bem-estar físico e psicoemocional, que contribuam com a promoção à saúde mental e qualidade de vida da comunidade acadêmica. Compreendem atividades culturais, de lazer, atividade física e saúde. Atualmente está em funcionamento a oficina da meditação no Campus Santa Cruz.

 

  • TERAPIA COMUNITÁRIA

Modalidade terapêutica que consiste em um espaço de acolhimento do sofrimento, partilha das inquietações, problemas ou situações adversas, tanto quanto alegrias, vitórias ou histórias de superação. Possui caráter preventivo, não curativo. É uma prática de cuidado de saúde em grupo para a escuta, acolhimento e partilha de problemas que muitas vezes são causadores de adoecimento mental.

Tem como objetivo promover a saúde mental dos estudantes universitários, propiciar a criação de redes de apoio, o resgate da autoestima e a redução das angústias e ansiedades do cotidiano e da vida acadêmica a fim de que os participantes das rodas de terapia possam construir uma rede de relações grupais que se configurem em rede de apoio e desenvolvimento individual e comunitário.

Os grupos são abertos (limitado o número de participantes apenas pela configuração do espaço físico), havendo a possibilidade de variação de participantes a cada encontro (em número e identidades), ou seja, uma vez participando de um encontro, não há obrigatoriedade de comparecimento aos demais. A frequência pode ser semanal ou quinzenal.

As ações no âmbito do Serviço Social na COORAE têm por objetivo contribuir para a permanência do estudante na universidade. O trabalho social, mediante análise da realidade social e institucional, realiza intervenções tais como acolhimento, escuta e orientação, fornecendo esclarecimentos e informações para o acesso aos Programas, Serviços e Benefícios da política estudantil da Unicentro, bem como para as demais Políticas Públicas de direito.

Tratam-se, portanto, de ações privativas do(a) Assistente Social, ao(à) qual é permitido o exercício profissional somente quando habilitado(a), devidamente inscrito(a) no Conselho Regional de Serviço Social, conforme dispõe a Lei nº 8662/1993, que regulamenta a profissão e em consonância com o cumprimento das normativas prescritas no Código de Ética do Assistente Social, Resolução CFESS nº 273 de 13/03/93 .

A equipe de Serviço Social atende às mais variadas demandas dos(as) estudantes, identificadas através de encaminhamentos feitos pelos Departamentos dos Cursos ofertados pela Unicentro através de protocolo eletrônico, por demanda espontânea dos discentes ou por busca ativa da equipe da COORAE.

Quando ocorre a procura por demanda espontânea, no primeiro momento é realizada a acolhida, e posteriormente, é agendada a triagem psicossocial, com o objetivo de fazer o levantamento da realidade vivenciada pelo estudante interessado, para então propor as possíveis intervenções necessárias e disponíveis.

Dentre as modalidades de intervenções oferecidas pela equipe de Serviço Social, estão:

 

  • VISITA DOMICILIAR

Entre as modalidades de intervenção, pode ocorrer visita domiciliar ou visita institucional para verificar e acompanhar in loco a realidade vivenciada pelo estudante, cabendo a decisão da necessidade de realização da visita exclusivamente à equipe de Assistentes Sociais, juntamente com a equipe de Psicologia.

 

  • AÇÕES COLETIVAS

Os(as) Assistentes Sociais desenvolvem ações em grupos, palestras, reuniões e eventos, tendo por objetivo orientar a comunidade acadêmica em seus direitos relacionados às mais variadas expressões da questão social. Também compete à equipe fomentar junto aos Departamentos dos Cursos ofertados pela Unicentro, capacitações e ações que versem sobre demandas relacionadas a direitos sociais e políticas públicas.

 

  • ATENDIMENTO ÀS VÍTIMAS DE ASSÉDIO

A equipe de Serviço Social também atua em situações de assédio. No primeiro momento é realizado o acolhimento e a escuta qualificada. Em seguida, são verificados os possíveis encaminhamentos necessários ao caso (Equipe de Psicologia da COORAE, CRAM, Ouvidoria da Unicentro, Encaminhamento para Delegacia da Polícia Civil e Delegacia da Mulher, entre outros). Cabe apontar que a decisão de continuidade da denúncia é única e exclusivamente da vítima.

 

SOBRE OS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

São atribuições da equipe de Serviço Social junto ao Programa de Assistência Estudantil, PAE, e Programa de Inclusão e Acessibilidade, PIA, ambos vinculados à COORAE:

 

  • PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Fica a cargo da equipe de Serviço Social a confecção e publicação de editais, e a seleção de discentes, através de critérios de avaliação socioeconômico pré estabelecidos para o ingresso em Programas de Moradia Estudantil e Auxílio Alimentação nos Restaurantes dos Campus Universitários, bem como propor, desenvolver e acompanhar políticas, programas, benefícios e projetos que beneficiem a comunidade acadêmica atendida pela PROAE.

 

  • MORADIA ESTUDANTIL

A equipe do Serviço Social é responsável pelo acompanhamento dos discentes residentes nas moradias estudantis, atuando também na resolução de conflitos e na aplicação do Regulamento específico das Moradias Estudantis da Unicentro, Resolução nº 32-CEPE/UNICENTRO, de 28 de Outubro de 2022.

 

  • PROGRAMA DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE – PIA

A solicitação de atendimento pelos profissionais do PIA pode ser realizada pela Chefia de Departamento, quando observada necessidade de avaliação e/ou acompanhamento psicopedagógico, assim como por professores.

Quando houver condição de deficiência previamente identificada, o estudante deverá efetuar protocolo com o laudo médico solicitando atendimento especializado . Nos casos de surdez, que necessite de intérprete, deve ser efetuado protocolo com laudo médico.

A equipe de Serviço Social, a partir da solicitação, agenda entrevista com o interessado e, em seguida, encaminha para os intérpretes de Libras ou para a equipe de professores especializados em educação especial da PROAE, conforme a necessidade.