SÁBADOS LITERÁRIOS 2020/ 8ª EDIÇÃO: Entre Clássicos e Releituras

SÁBADOS LITERÁRIOS 2020/ 8ª EDIÇÃO: Entre Clássicos e Releituras O projeto de extensão Sábados Literários em sua 8ª edição tem como objetivo principal fomentar o gosto pelo texto literário. Fruto de parcerias entre várias Instituições, como a Prefeitura Municipal de Irati, Academia de Letras e Artes do Centro Sul do Paraná - ALAC'S -, Fundação e Cineclube Denise Stoklos, terá como tema em 2020 os Clássicos e suas Releituras. Como se sabe, a relação "Intertextual" entre textos é assunto que interessa aos estudiosos da literatura, desde os gregos e romanos. Basta pensar, por exemplo, na Poética, de Aristóteles (provavelmente escrita entre os anos 335 a. C. e 323 a. C), na qual o teórico aponta para o jogo existente entre a Ilíada e a Odisseia, de Homero, e Édipo Rei, de Sófocles. De lá para cá, muito já se falou do assunto, como os teóricos Bakhtin, Kristeva e Linda Huctheon, que aprofundaram a teoria acerca da Intertextualidade, ou seja, o texto visto como um mosaico de citações, nas palavras de Kristeva. À guisa de exemplo, pode-se pensar na obra que abrirá o evento em 2020, Ulisses, de James Joyce. Nesta obra, o grande escritor irlandês se vale da obra Odisseia, de Homero, para colocar em "cena" a vida de um homem comum. A ação do romance, que é uma sátira ao clássico A Odisseia, do poeta grego Homero; passa-se em um único dia: 16 de junho de 1904, em Dublin, Irlanda. Leopold Bloom, o protagonista, repete o mesmo trajeto do herói Ulisses: encontra sereias, ciclopes, feiticeiras, enfrenta a ira dos deuses e consegue retornar ileso para casa. Mas Ulisses é um romance realista. As figuras mitológicas estão disfarçadas de pessoas comuns. As batalhas épicas se resumem a episódios do dia a dia. O projeto Sábados Literários conta com cinco livros públicados, todos frutos das palestras desenvolvidas ao longo dos sete anos do projeto.

Inscreva-se!Menu do evento

PROGRAMAÇÃO

SÁBADOS LITERÁRIOS 2020/ 8ª EDIÇÃO: Entre Clássicos e Releituras

PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA DOS SÁBADOS LITERÁRIOS 2020

Em respeito às medidas de contenção à COVID-19, o projeto "Sábados Literários" mudou sua dinâmica. Os encontros presenciais, anteriormente marcados para o auditório do Centro Cultural Clube do Comércio, foram temporariamente suspensos, para que se evitem as aglomerações. As reuniões estão sendo feitas por meio da plataforma Google Meet, e transmitidas ao vivo pelo Youtube. Todas as demais características do projeto seguem mantidas, conforme descrito abaixo: Inscrições abertas para a edição 2020 dos Sábados Literários Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do projeto "Sábados Literários", desenvolvido em uma parceria entre o Campus Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), a Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico da Prefeitura de Irati, o Centro Cultural Clube do Comércio, a Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS) a Associação Cultural Denise Stoklos e o Sebo Centenário. Os interessados podem se inscrever no link a seguir: https://evento.unicentro.br/site/sabadosliterarios/2020 O PROJETO Tratam-se de encontros realizados ao longo do ano, nos quais discutem-se obras literárias ou autores relacionados a um tema central que, em 2020, ficou definido como "Entre Clássicos e Releituras". De acordo com o professor Edson Santos Silva, idealizador e coordenador dos "Sábados Literários", o projeto busca aproximar a comunidade iratiense da Literatura e do conhecimento relacionado a esta área. Edson, que declara apostar no poder humanizador da leitura, explica que, com uma linguagem simples e de fácil compreensão, é possível despertar o interesse e a curiosidade da população para um tema que, muitas vezes, é entendido equivocadamente como sendo de difícil acesso.

CRONOGRAMA

Os encontros acontecem sempre aos sábados, a partir das 14h.

30 de maio (assista pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=ykht9fbPmKo) PALESTRANTE: Prof. Doutorando Eduardo Socek Mendes (UFPR /UNICENTRO Guarapuava) TEMA: Almeida Garrett e Alexandre Herculano (escritores portugueses)

06 de junho (assista pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=_L-q97vsGgQo) PALESTRANTE: Prof. Dr. Caetano Galindo (UFPR) TEMA: "Ulisses", de James Joyce (escritor irlandês) 16 de junho Bloomsday na Pandemia (evento especial)

27 de junho PALESTRANTE: Profª. Drª. Marina Bento Veshagem (UFSC) TEMA: Ežēns Jonesko (escritor romeno, com passagem pela literatura francesa) 11 de julho PALESTRANTE: Profª. Drª. Priscila Prado (UNICENTRO Guarapuava) TEMA: Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa (escritoras portuguesas)

25 de julho PALESTRANTE: Profª. Irene M. Stock TEMA: Literatura Surda

29 de agosto PALESTRANTE: Profª. Drª. Andrea Paraiso (UEPG): TEMA: Gustave Flaubert (escritor francês)

26 de setembro PALESTRANTE: Profª. Doutoranda Sheila Cristina Santos (UFSC) TEMA: Literatura Árabe 24 de outubro PALESTRANTE: Profª. Drª Rosangela Schardong (UEPG) TEMA: Maria Rosa Lojo (escritora argentina)

21 de novembro PALESTRANTE: Profª Drª Andreia Riconi TEMA: Giacomo Leopardi (escritor italiano)

AVISO


Os Sábados Literários serão retomados a partir do dia 30 de maio de forma virtual.

Prazos de inscrições

Categoria Modalidade Prazo de inscrição Preço *
Participantes Sábados Literários 31/08/2020 23:59:00 -

* O preço de inscrição pode variar com inscrição em atividades.