A Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro, é uma das sete universidades públicas vinculadas ao governo do Estado do Paraná, tendo surgido em 1990 a partir da fusão entre as Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava – Fafig e da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Irati – Fecli. Instalada na região central do Estado, a Unicentro conta com mais de 50 municípios em sua região da abrangência, compreendendo uma população em torno de 1,5 milhão de habitantes, oferecendo oportunidades de formação superior com cursos de graduação e de pós-graduação e uma variada gama de serviços que propiciam maior desenvolvimento regional.
A partir do ano de 1997, concluído o processo de reconhecimento, a instituição iniciou a sua expansão implantando novos cursos de graduação e pós-graduação nas diversas áreas do conhecimento. Atualmente, a universidade conta com 38 cursos de graduação, diversos cursos de pós-graduação em nível de especialização lato sensu e 17 programas de pós-graduação stricto sensu, sendo 17 cursos de mestrado e 8 cursos de doutorado.
O curso de graduação em Engenharia Florestal da Unicentro foi implantado em 1997, localizado no Campus de Irati, a 150 km de Curitiba e a 100 km de Guarapuava, sede da universidade. Após 10 anos de início da graduação em Engenharia Florestal, foi aprovado pela Capes a proposta de criação do Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais (PPGF), inicialmente com o curso de mestrado. O Programa foi concebido com uma área de concentração denominada “Manejo Sustentável dos Recursos Florestais” e duas linhas de pesquisa: “Manejo de Florestas Naturais” e “Manejo de Florestas Plantadas”, envolvendo as diversas áreas das ciências florestais, com uma visão regional motivado pela grande ocorrência da Floresta Ombrófila Mista (Floresta com Araucária) e de plantios de pinus e eucaliptos.
A partir do engajamento de toda a comunidade acadêmica (docentes, discentes, servidores e administração superior), a melhoria na infraestrutura, o aumento da produção científica e a experiência adquirida pelos docentes na orientação, bem como a própria demanda por um curso de doutorado para a região, o PPGF submeteu a proposta de criação do Curso de Doutorado. A proposta foi então aprovada em 2013, momento que coincidiu com a segunda avaliação da Capes (trienal 2010-2012), quando ambos os cursos (mestrado e doutorado) obtiveram o conceito 4, com início das atividades em 2014.
O PPGF possui grande relevância e impacto para a região de abrangência (Centro-sul do Paraná), estando inserido no domínio da Floresta Ombrófila Mista (FOM) ou Floresta com Araucária e próximo de inúmeras empresas de base florestal, que tem possibilitado a produção científica com muitas dissertações e teses, e consequentemente, publicações de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais atendendo ambas as linhas de pesquisa. Além da produção de conhecimentos, inovação e tecnologia destacam-se a capacitação de recursos humanos e sua inserção no mercado de trabalho, necessários para o desenvolvimento socioeconômico regional e nacional.