A relação de laboratórios de uso exclusivo do PPPGF para o desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa com alguns equipamentos disponíveis são listados a seguir:

Possui estufas de secagem; balanças eletrônicas; refrigeradores; estereoscópios e computadores. Faz parte deste laboratório, um Herbário que está incluído ao Projeto INCT – “Herbário Virtual da Flora e dos Fungos do Brasil (http://inct.florabrasil.net/), além de adesão ao CRIA (Centro de Referência de Informação Ambiental) (http://splink.cria.org.br). Em 2014, passou também a integrar o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Herbário conta com 5.856 exemplares identificados, registrados e em processo de informatização,  dentro de um acervo total de 8.000 amostras.

Possui ultrafreezer; autoclave; termociclador; cuba para eletroforese e lupas binocular com sistema de captação de imagens.

Possui espectrofotômetros; câmaras de fluxo lâmina; microscópios; lupas estereoscópicas binoculares; estufa de esterilização e secagem; Incubadora BOD; balanças analíticas; medidor de pH; banho-maria; compressor e aerógrafo para inoculação; centrífuga para eppendorfs; e refrigeradores.

Possui lupas estereoscópicas binoculares e microscópios, bem como uma coleção entomológica com mais de 10.000 espécimes de insetos. Abriga ainda equipamentos básicos de incêndios florestais.

Estes laboratórios fazem parte da área de colheita florestal e dispõe de: motosserras; motopodas; motoroçadeira; dinamômetro; cronômetros; filmadora; trena laser; hipsômetro; GPS; penetrógrafos (manual e eletrônico digital); amostradores de solos; projetores multimídia, etc. Além disso, abriga o Centro de Formação de Operadores Florestais (CENFOR), que possui simuladores de realidade virtual de máquinas florestais. Em relação à área de ergonomia, cita: medidor de vibração do corpo humano; medidor de vibração portátil, medidor de gases; monitores de frequência cardíaca; luxímetros; decibelímetros; dosímetros; anemômetro; cronômetros; balança e cadeira antropométrica, dentre outros.

Trata-se de dois laboratórios que dispõe de diversos equipamentos, tais como: espectrofotômetro UV-VIS; espectrofotômetro VIS; fotômetro de chamas; buretas digitais; refrigeradores; capela de exaustão; balanças eletrônicas de precisão; osmose reversa; chapa aquecedora com agitador magnético; mesa agitadora; estufas de esterilização e secagem; mufla; moinho tipo Wlley; centrífuga refrigerada; liofilizador; trados e amostradores de solo. O laboratório está vinculado à CELA (Comissão Estadual de Laboratórios de Análises Agronômicas), que certifica a qualidade das análises químicas de rotina de solos, além de realizar a prestação de análises de solos para pequenos produtores rurais da região.

Possui estereoscópios de espelho; estação total; teodolitos eletrônicos; trenas eletrônicas; receptor DGPS; bússolas; clinômetros; equipamentos e acessórios diversos e softwares (ArcGis, ENVI, TrackMaker, etc).

Possui diversos equipamentos, tais como: relascópio de espelhos de Bitterlich; relascópio eletrônico; GPS; sutas de diversos tamanhos; suta laser; hipsômetros Vertex IV; hipsômetro Vertex laser; hipsômetros Blume Leiss; hipsômetro Suunto; trados de incremento; trado com motor; trupulse; trenas laser; visor de diâmetro de Bitterlich; vara telescópica; fita diamétrica em fibra de vidro; medidores de espessura de casca; balança digital 3T; binóculos; dendrômetro eletrônico e analógico; clinômetros eletrônicos; estufa para esterilização e secagem; refrigerador; BOD e microcomputadores.

Este laboratório está vinculado ao setor de Tecnologia da Madeira, dispondo de microcomputador com placa de aquisição de dados e software TESC; chapa aquecedora; serra de fita; lixadeira; paquímetros digitais; relógio comparador; medidor elétrico de umidade da madeira; câmara de climatização; tanque para ensaios de estabilidade dimensional da madeira e derivados; estufa sem circulação de ar; e moinho.

Este laboratório dispõe de estufa de secagem sem circulação de ar; estufa de secagem com circulação de ar; extratores tipo soxhlet; capela de exaustão e vidrarias diversas.

Este laboratório possui Prensa hidráulica para produção de painéis; tambor misturador de adesivo; caixas formadoras; estufas de secagem com circulação de ar.

Possui diversos equipamentos, tais como: câmara para armazenamento de sementes; autoclave horizontal semi-automática; câmaras germinadoras; microscópios; câmaras de fluxo laminar; estufas de secagem; phmetro de bancada; balanças analíticas de precisão; purificador de água em sistema de osmose reversa; banho-maria; agitador magnético sem sistema de aquecimento, etc. É responsável ainda pelo Viveiro Florestal, onde são conduzidas diversas pesquisas e possuindo casa de vegetação não-climatizada com área de 80 m2 com cobertura de polipropileno e canteiros suspensos; casa de vegetação com área de 208 m2 revestida por plástico polipropileno e sistema de climatização controlado e de irrigação automatizado. O viveiro possui ainda infraestrutura de aclimatação à sombra e rustificação a pleno sol com dimensão total de 480 m2, sendo dividida em 200 m2 de área de bancadas suspensas e cobertura com sombrite e piso britado, e, uma área de 280 m2 também com piso em brita e bancadas não suspensas a pleno sol.

Em fase de estruturação, com recente contração do docente responsável, conta com um medidor de fotossíntese portátil (ADC Lci), câmera fotográfica profissional e refrigeradores.

solos_um