Formas de expressão e recuperação do vigor de Lagerstroemia indica L. após adubação em diferentes tipologias da floresta urbana de Irati-PR

Severo Ivasko Júnior

Defesa Pública: 22 de fevereiro de 2018

Banca Examinadora:
Profª. Dra. Daniela Biondi Batista – UFPR – Primeira Examinadora
Profª. Dra. Fabiana Schmidt Bandeira Peres – UNICENTRO – Segunda Examinadora
Prof. Dr. Rogério Bobrowski – UNICENTRO – Orientador e Presidente da Banca Examinadora

Resumo:
Os efeitos prejudiciais do processo de urbanização sobre as árvores presentes nas cidades suscitam a busca por alternativas que visem conter os danos e manter os benefícios proporcionados por elas. O presente estudo teve por objetivo caracterizar diferentes formas de expressão e recuperação do vigor em Lagerstroemia indica L. em um parque, uma praça e quatro canteiros da arborização de calçadas na cidade de Irati-PR. Para isso, dois experimentos em campo foram avaliados. Após as mensurações do vigor vegetativo, fisiológico e de florescimento das árvores, na estação de crescimento de 2016, foi realizada a calagem. No experimento 1 avaliou-se a elevação em 100% dos teores de nitrogênio, fósforo e potássio do solo do parque e dos quatro canteiros da arborização de calçadas, a partir da interpretação dos teores desses nutrientes na análise de solo. No experimento 2, as árvores da praça foram submetidas a aplicação de dosagens crescentes de fósforo em 50, 100, 150 e 200% do teor observado no solo. Na estação de crescimento de 2017, foi realizada a remedição das condições de vigor visando avaliar o efeito da adubação sobre essas características. Os dados referentes ao experimento 1 foram analisados pelos testes de Wilcoxon e Friedman, enquanto os dados do experimento 2 foram analisados pelo teste de Kruskal-Wallis. Observou-se que para as variáveis comprimento do ramo, distância média entrenós, área foliar, largura e comprimento da floração, o tratamento com adubação potássica e fosfatada, no experimento 1, e a maior dosagem de adubação fosfatada (200%), no experimento 2, proporcionaram as maiores médias, enquanto as variáveis índice de cor verde escuro e clorofila a e b não foram afetadas pelos tratamentos de ambos os experimentos. Conclui-se que o vigor vegetativo e de florescimento foi elevado significativamente pela adubação, enquanto o vigor fisiológico não foi responsivo a aplicação dos fertilizantes. Deste modo, no experimento 1, a adubação com 351 mg/dm³ de K+ e 12 mg/dm³ de P no solo e, no experimento 2, a aplicação de 10 mg/dm³ de P proporcionaram as maiores expressões de vigor em Lagerstroemia indica L.