A estrutura curricular do PPGEnf-APS propõe a oferta de disciplinas básicas e específicas para proporcionar o desenvolvimento da Área de Concentração, tendo sido desenvolvidas de acordo com as duas linhas de pesquisa do programa e a experiência do corpo docente.
Em conformidade com a concepção pedagógica centrada no sujeito de aprendizagem, focada no desenvolvimento de competências e a consequente valorização da experiência para que ocorra aprendizagem, as disciplinas utilizam metodologias ativas (problematização, sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas, entre outras), diversificação de cenários de ensino-aprendizagem, processos de avaliação formativa e o monitoramento da aprendizagem, pautado na aquisição de competências e habilidades.
Com exceção dos componentes “Trabalhos de Conclusão do Mestrado”, que se destina a elaboração da dissertação e do Produto Técnico e Tecnológico (PTT), o Programa não possui disciplina obrigatória, o que flexibiliza que o orientador e o estudante definam o perfil de formação que melhor se adequa aos objetivos profissionais do estudante ou do serviço de saúde que ele está vinculado. No entanto, devem ser cursados, no mínimo, 04 (quatro) créditos em disciplinas metodológicas e 03 (três) em disciplinas de formação específica, que embasarão aspectos técnicos-científicos e teóricos do PTT.
O PPGEnf-APS possui 04 (quatro) componentes curriculares obrigatórios denominados “Trabalhos de Conclusão de Mestrado”, que serão cursados ao longo do curso, um por semestre, e são destinados à elaboração dissertação de mestrado e do PTT.
O quadro a seguir mostra o detalhamento dos componentes curriculares ofertados pelo PPGEnf-APS:
Componentes curriculares ofertadas pelo PPGEnf-APS |
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Nome do Componente Curricular | Classificação | Carga Horária | Créditos | Docente | ||
M* | E† | Teórica | Prática | |||
Abordagens metodológicas das pesquisas de intervenção | X | 45 | 15 | 04 | Carina Bortolato-Major; Maynara F. Carvalho Barreto; Miriam F. Sanches Alarcon | |
Atenção à saúde e redes de cuidado | X | 30 | 15 | 03 | Maria Antônia Ramos Costa | |
Bioética na Atenção Primária à Saúde | X | 30 | 15 | 03 | Emiliana Cristina Melo | |
Condições crônicas na Atenção Primária à Saúde | X | 40 | 05 | 03 | Carlos A. Molena Fernandes | |
Desenvolvimento de competências para a liderança na Enfermagem | X | 30 | 15 | 03 | Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad | |
Enfermagem baseada em evidências | X | 45 | – | 03 | Bruno Bordin Pelazza; Ricardo Castanho Moreira | |
Enfermagem de Prática Avançada na Atenção Primária à Saúde | X | 40 | 05 | 03 | Maynara F. Carvalho Barreto; Carine T. Sangaleti Miyahara | |
Fundamentos teórico-metodológicos de pesquisas em saúde e enfermagem | X | 45 | 15 | 04 | Willian Augusto de Melo | |
Gestão de casos | X | 30 | 15 | 03 | Ricardo Castanho Moreira; Carlos A. Molena Fernandes | |
Planejamento e avaliação na Atenção Primária à Saúde | X | 40 | 05 | 03 | Maicon Henrique Lentsck; Tatiane Baratieri | |
Políticas de atenção à saúde | X | 40 | 05 | 03 | Kelly Holanda Prezotto | |
Prática clínica na Atenção Primária à Saúde | X | 20 | 25 | 03 | Carine T. Sangaleti Miyahara; Carina Bortolato-Major | |
Práticas educativas em saúde | X | 30 | 15 | 03 | Maria de Fátima Mantovani | |
Produção do conhecimento em Enfermagem | X | 45 | 15 | 04 | Letícia Gramazio Soares; Maicon Henrique Lentsck | |
Produtos técnicos e tecnológicos | X | 45 | 15 | 04 | Maria José Quina Galdino | |
Projeto terapêutico singular: teoria e prática na saúde coletiva | X | 20 | 25 | 03 | Maria Regiane Trincaus | |
Promoção da saúde | X | 30 | 15 | 03 | Maria Antônia Ramos Costa; Emiliana Cristina Melo | |
Saúde da pessoa idosa: abordagem interdisciplinar no processo de envelhecimento | X | 35 | 10 | 03 | Miriam F. Sanches Alarcon | |
Sistemas de informação em saúde: teoria e aplicabilidade | X | 30 | 15 | 03 | Willian Augusto de Melo; Kelly Holanda Prezotto | |
Tecnologias e inovação em enfermagem na Atenção Primária à Saúde | X | 35 | 10 | 03 | Letícia Gramazio Soares; Tatiane Baratieri | |
Tecnologias educacionais e sociais inovadoras | X | 45 | – | 03 | Maria José Quina Galdino; Maynara F. Carvalho Barreto | |
Tecnologias na prevenção de doenças e agravos | X | 45 | – | 03 | Patrícia L. Rodrigues Varela | |
Tópicos especiais | Variável | Variável | Variável | Variável | ||
Atividades complementares | 180 | 12‡ | Orientadores | |||
Trabalhos de Conclusão de Mestrado I§ | 270 | 18 | Orientadores | |||
Trabalhos de Conclusão de Mestrado II§ | 270 | 18 | Orientadores | |||
Trabalhos de Conclusão de Mestrado III§ | 270 | 18 | Orientadores | |||
Trabalhos de Conclusão de Mestrado IV§ | 270 | 18 | Orientadores |
*disciplina metodológica; †disciplina de formação específica; ‡número máximo de créditos; §disciplina obrigatória
Fonte: Autoria própria