HISTÓRICO
O Programa de Pós-Graduação Associado em Enfermagem em Atenção Primária à Saúde (PPGEnf-APS) – UENP/UNESPAR/UNICENTRO é resultado de um esforço coletivo e cooperativo entre professores comprometidos com a universidade pública de qualidade, e surgiu da necessidade de qualificação profissional em APS no âmbito das três regiões de abrangência das universidades associadas.
Em 2020 docentes do curso de enfermagem vinculados à UNESPAR fizeram o convite a docentes dos cursos de enfermagem da UENP e da UNICENTRO para uma proposta associativa, considerando suas características semelhantes, as parcerias consolidadas ou iniciadas e, principalmente, a formação e produção aderentes à Área de Enfermagem do corpo docente.
Desde então o grupo de docentes trabalhou para elaboração da proposta do PPGEnf-APS, e no dia 07 de junho de 2023 a CAPES divulgou o resultado da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), submetidos no âmbito da Portaria nº 150, de 4 de agosto de 2022, tendo como resultado da 220ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes, a aprovação deste programa. Em dezembro de 2023 o PPGEnf-APS foi reconhecido pelo Ministério da Educação, ficando assim autorizado a iniciar suas atividades.
Objetivos
- Proporcionar formação profissional qualificada para o exercício da prática profissional transformadora e inovadora, incorporando os avanços dos estudos na Área de Enfermagem em diferentes níveis de análise e abordagens de produção de conhecimento.
- Qualificar pessoal para atuação na APS, com os aportes teórico-metodológicos interdisciplinares da ciência para o desenvolvimento da capacidade reflexiva, crítica, autonomia, inovação e compromisso ético-moral para a promoção do cuidado transformador, o fortalecimento da Enfermagem de Prática Avançada no Brasil e a ampliação do acesso e cobertura universal à saúde.
- Contribuir na produção e implementação de tecnologias inovadoras para o planejamento, monitoramento e avaliação das políticas e processos de forma articulada e integrada com os serviços da APS, com vistas a melhorar sua eficiência e eficácia, e fortalecer o SUS, promovendo impacto social em nível local, regional, nacional e internacional.
- Contribuir para a produção e disseminação de conhecimentos em Enfermagem, colaborando para a consolidação da Área.
Missão
Formar Mestres em Enfermagem qualificados para o exercício profissional baseado em evidências científicas nos diferentes contextos da APS para atender as demandas organizacionais, profissionais e sociais.
Visão
Consolidar-se como um Programa de Pós-Graduação de referência na formação e qualificação de Mestres em Enfermagem na área de APS, com capacidade para implementar os conhecimentos, habilidades e produtos inovadores desenvolvidos nos serviços de saúde que compõem a APS em âmbito local e regional.
Valor gerado
O valor gerado pelo PPGEnf-APS relaciona-se à autonomia e criatividade desenvolvidas pelos estudantes e egressos para participar ativamente nas tomadas de decisões e atuação na APS baseada em evidências por meio da inovação e transformação da prática profissional. Espera-se também gerar compromisso ético, político e social, bem como respeito à diversidade de pessoas, cultura e ao meio ambiente.
Formação pretendida e perfil do egresso
O perfil de egresso pretendido é um profissional com prática clínica e gestora que atenda as demandas e especificidades dos usuários da APS, bem como com capacidade de produzir e utilizar tecnologias inovadoras em seu processo de trabalho.
Espera-se que o profissional demonstre o domínio do estado da arte em sua temática e área de atuação profissional, com conhecimentos, habilidades e atitudes para identificar e atender necessidades de saúde locais e regionais, bem como apresente capacidade para (re)criação de tecnologias de impacto social e que gerem novos processos e produtos para contribuir com a sustentabilidade do SUS. Que o profissional produza, desenvolva e implemente boas práticas em saúde, amplie e valide saberes e práticas a partir da cooperação com ambientes profissionais, locais e regionais. Ainda, que desenvolva a capacidade de formação para o trabalho e práticas educativas em saúde no contexto da APS, realize a gestão do cuidado e atenção integral à saúde, e contribua para o fortalecimento da Enfermagem de Prática Avançada no Brasil e para o acesso e cobertura universal à saúde.