Elaboração de experimentos de baixo custo e roteiros

Descrição: Neste ano foram desenvolvidos os seguintes experimentos com seus correspondentes roteiros:

1) Canhão

Autor: Lhonidas de Senna Júnior

Descrição: No uso de experimentos para demonstração de conceitos e fenômenos, esses se tornam essencial para a compreensão efetiva dos alunos. Nesse sentido, esse projeto tem por objetivo rever os conceitos de um lançamento de projétil. Sendo abordados lançamentos horizontais, verticais e também, a velocidade de recuo que será exercida pela “explosão”. A metodologia será em relação a construção do experimento e também a realização do mesmo. Com isso espera-se resultados para ser calculados por exemplo, a velocidade da “tampinha” em lançamento e a velocidade de recuo do “canhão” que será exercida pela “explosão” e também a distância e o ângulo que será lançado a “tampinha”.

2) Indução Eletromagnética

Autor: Bruno Belin dal Santos

Descrição: A surpreendente aparição de uma corrente elétrica na variação de um ímã permanente sobre uma bobina é sem contrastes, uma fenomenal descoberta na física. O chamado de indução eletromagnética, é a base do funcionamento de transformadores, alternadores, dínamos, indutores, e muitos tipos de motores elétricos, geradores e solenoides. Suas aplicações são inúmeras, na prática, quase todos os equipamentos eletroeletrônicos utilizam o fenômeno da indução, seja para gerar uma corrente contínua, como nos dínamos, ou uma corrente alternada, como nos geradores. Desde modo, este experimento visa, através do baixo custo, demonstrar este fenômeno.

3) Condução Térmica

Autor: Matheus Henry Przygocki

Descrição: Os metais possuem diversas propriedades interessantes que podem ser estudadas, como a condutividade térmica, que é classificada como a capacidade de equilibrar e transferir calor em torno do mesmo material, isto é, o quanto um material é bom em passar o calor de um ponto à outro. A abordagem deste tópico é de extrema importância, pois auxilia a compreender à busca e sintetização de novos materiais que cumpram com propriedades especı́ficas de cada necessidade. Desta forma, este experimento demonstrará o fenômeno com materiais simples e fáceis de encontrar.

4) Catapulta de Hashi

Autora: Mariana Gabriela Fabiani

A ideia básica por trás deste experimento é comprovar experimentalmente como funcionam o básico de um Trebuchet de Hashi, ou mais conhecido mesmo como uma catapulta japonesa. O conceito físico envolvido no experimento são as energias atuantes na catapulta. A principal energia envolvida é a energia potencial gravitacional. Para realizar qualquer movimento é necessário um tipo de energia. A energia potencial gravitacional associada a um sistema de partícula-Terra depende apenas da posição vertical (ou altura) da partícula em relação à posição de referência, e não da posição horizontal.

5)  Eletróforo

Autor: Allan Gaspareto

O Eletróforo é uma das mais simples máquinas de indução eletrostática. Consiste o eletróforo de um prato metálico circular munido de um cabo isolante que é aplicado sobre um material isolante que foi previamente eletrizado por atrito. A proximidade do disco metálico com o material isolante provoca uma separação de cargas e o mesmo é então colocado em contato com a terra, de forma a compensar o desequilíbrio elétrico em sua superfície. Este contato é então interrompido, e então o disco metálico é afastado da “torta” carregada, através de seu cabo isolante, permanecendo, desta maneira, carregado de eletricidade. O funcionamento do eletróforo é baseado, portanto, no princípio da indução eletrostática.

6) Vitrola

Autor: Luciano Cardoso

Descrição: Aparelhos eletrônicos vem se reinovando constantemente, seja na parte tecnológica ou visual. Tais aparelhos mesmo sem essa evolução já são capazes de demonstrar fenômenos físicos extraordinários, como o caso da vitrola. Inventada e reinventada por vários pesquisadores, entre eles Alexander Graham Bell, que ao melhorar o fonógrafo de Thomas Edison, criou o Gramofone. Aparelho esse que nos possibilita a observação de fenômenos ondulatórios como período, frequência e ressonância

7) Pêndulo de Newton

Autora: Fernanda Barbieri

Descrição: O Pêndulo de Newton é um brinquedo muito célebre que permite uma abordagem física sobre as leis do movimento, também conhecidas como Leis de Newton, e através dele pode-se relatar e explicar os fenômenos envolvidos na cinemática. Visamos o benefício no ensino do processo físico construindo tal experimento utilizando materiais de baixo custo e buscando uma abordagem investigativa para despertar indagações sobre o conhecimento científico amplo.

8) Periscópio

Autor: Matheus Meoquior da Fonseca

Descrição: O periscópio é um instrumento ótico que foi inventado em 1902 pelo cientista Simon Lake e anos mais tarde aperfeiçoado pelo cientista Sir Howard Grubb. O instrumento foi criado com o intuito de poder visualizar objetos e áreas que estão fora do alcance da visão.

O experimento em si tem como objetivo mostrar o funcionamento do periscópio e explicar os fenômenos físicos envolvidos por trás desde instrumento.

9) Princípio de Pascal

Autor: Matheus Meoquior da Fonseca

Descrição: O princípio de pascal está dentre uma das principais leis da física quando estamos falando de hidrostática. Este experimento trás, uma de suas importantes aplicações e mostra vários fenômenos físicos envolvidos por trás dos fluídos e que explicam bem tal princípio e como funcionam, no geral, instrumentos hidráulicos.

10) Conservação de Momento Angular

Autor: Felipe Leria Stefenon

Descrição: O momento angular é a quantidade de movimento de todo corpo em rotação. O estudo de suas características e, em especial, como esse movimento se conserva na interação com outros corpos, é base fundamental para entender muitos movimentos do nosso universo, desde o nível macro, até o microscópico. No experimento em questão, é possível estudar a conservação do momento angular na interação entre corpos com diferentes massas a formatos.

11) Caleidoscópio

Autor: Luciano Dias Cardoso

Descrição: Instrumentos produzidos com o objetivo de chamar a atenção, e que ao mesmo tempo proporcionam a demonstração de conceitos físicos são inventados desde a antiguidade, em específico o instrumento óptico conhecido como caleidoscópio. Este experimento visa demonstrar o fenômeno de reflexão no caso em que há um conjunto de espelhos, ao colocar o caleidoscópio diante da luz e observar o interior observa-se diferentes e belos padrões de efeitos formados pela reflexão dos objetos, que se multiplicam e podem ser alterados ao rodar o instrumento, formando infinitos padrões geométricos e simétricos.