Participação na SIEPE

Os petianos participaram do evento da VII Semana de Integração Ensino-Pesquisa-Extensão (SIEPE), promovido pela Universidade Estadual do Centro-Oeste nos dias 22 a 26 de novembro de 2021. Nesse evento, os petianos apresentaram os resultados de suas pesquisas de iniciação científica ou tecnológica de 2020/2021. Os resumos expandidos das apresentações podem ser visualizados aqui.
Além disso, alguns petianos promoveram minicursos sobre assuntos diversos para promover uma integração com os demais alunos da universidade. Os minicursos apresentados foram: Pesquisa bibliográfica e referenciamento para trabalhos acadêmicos, Podcasts como meio de divulgação científica e Introdução ao Canva .

Ademais, fora apresentado um trabalho acerca das doações realizadas pelo Grupo durante os anos de 2016 e 2021, assim como os benefícios que trouxeram para os acadêmicos e comunidade, intitulado “Doações como atividade de aproximação dos programas de educação tutorial à comunidade”.

PET pelos pets

No dia 27 de outubro, três integrantes do Grupo PET-Física da Unicentro realizaram a doação da campanha de arrecadação de rações, medicamentos e utensílios para animais resgatados, que vinha sendo feita desde o início de setembro.

Ao todo foram 109 kg de ração arrecadados, assim como bandejas para água e comida e cobertores, tudo doado para uma protetora de animais, que cuida de cerca de 70 cães.

A campanha neste ano está finalizada, mas caso você queira contribuir com as doações do próximo ano, é só entrar em contato conosco por qualquer uma de nossas mídias.

Dignidade feminina

Na tarde do dia 28 de junho de 2021, foi realizada a doação de absorventes na campanha “Dignidade Feminina”, a qual é promovida pela procuradoria da mulher de Guarapuava, tendo como objetivo combater a pobreza menstrual. Esse termo refere-se à falta de acesso a recursos, infraestrutura e até conhecimento por parte de pessoas que menstruam, a fim de terem cuidados que incluem a própria menstruação.

Esta atividade não era programada, bem como a Agasalha PET, por exemplo. Porém, os petianos se sensibilizaram com a causa e a doação aconteceu entre os próprios membros do Grupo. Com essa arrecadação, foi possível coletar 33 pacotes de absorventes (tomando sempre os cuidados necessários de segurança com relação à Covid-19) e entregá-los na Câmara de Vereadores de Guarapuava, para a vereadora Bruna Spitzner – a qual designará as doações para a Assistência Social da cidade em questão.

Além disso, houve também uma breve entrevista mediada por uma petiana do Grupo com a vereadora, a qual sanou algumas dúvidas a respeito da campanha. As arrecadações não param por aqui, pois, segundo ela, estarão recebendo até dezembro. Logo, se você ficou interessado(a) em doar e contribuir para essa causa tão importante, poderá estar se dirigindo aos seguintes pontos de arrecadação: Prefeitura de Guarapuava, Central de Vacinação, Centro Universitário Campo Real e UniGuairacá.

Agasalha PET 2021

A atividade Agasalha PET 2021 se iniciou no mês de maio com arrecadações de roupas e calçados. Os petianos dispuseram de seu tempo para fazer o recolhimento das doações e armazená-las em uma sala para que as caixas e sacolas pudessem ficar por um período sem contato, aumentando a segurança quanto a Covid-19.

Com a sugestão da assistente social do projeto Órtese e Prótese da Unicentro, o Grupo pôde entrar em contato com o responsável pela Associação de Deficientes Físicos de Guarapuava (ADFG) situada na rua Minas Gerais, 275, para que logo nos primeiros dias do inverno pudesse ser realizada a entrega da doação. Por fim, no dia 25/06, com o apoio da direção do campus Cedeteg, realizou-se a entrega, em que se conheceu um pouco mais sobre o trabalho realizado pela associação e a sua tão importante história para a comunidade de Guarapuava.

O secretário da associação concedeu uma pequena entrevista, em que contou mais sobre a trajetória dela. Esta entrevista pode ser conferida nas mídias do Grupo. Agradecemos a todas as doações recebidas e espera-se que de alguma forma possa ajudar a associação, seja com doações ou até mesmo trabalhos voluntários, que o faça pois será de grande valia para eles.

TamPET

Os grupos PET da UNICENTRO promovem campanha para arrecadação de tampas plásticas para destinar ao SOS de Guarapuava. Os pontos de coleta localizam-se nas direções de campo da Universidade, mas se não for possível, é só entrar em contato com as redes sociais do grupos PET. O material doado pode ser tampinhas diversas utilizadas: Na cozinha: margarina, manteiga, requeijão, achocolatado, maionese, ketchup, óleo, temperos, garrafas pet, leite, suco, água de coco, fermento em pó. Área de serviço: amaciante, sabão líquido, água sanitária, álcool, desinfetantes e outros produtos em geral. Banheiro: shampoo, condicionador, cremes em geral, pasta de dente etc. As tampinhas recolhidas, encaminhadas ao SOS , serão convertidas em fraldas geriátricas. Este projeto teve início em 2020, mas com a pandemia de COVID -19 as coletas estavam sendo realizadas somente com os componentes dos grupos e suas famílias.