Bertrand Russel: Matemático, Filósofo e… Nobel de Literatura (1872 – 1970)

Bertrand Russel: Matemático, Filósofo e… Nobel de Literatura (1872 – 1970)


     “A filosofia deve ser fragmentada e provisória como a ciência; a verdade derradeira pertence aos céus, não a este mundo.”

   Bertrand Russel nasceu em Ravenscroft Monmouthshire, na Inglaterra, em 18 de maio de 1872. De família aristocrata, ele perdeu cedo seus pais (com 2 anos). Foi criado pelo avô, Lord John Russell e, após o falecimento deste, pela avó, Lady Russell. Educado em casa, por tutores, quando completou 18 anos de idade ingressou no Trinity College, em Cambridge, onde se dedicou ao estudo da Matemática e da Filosofia. Em 1897, concluiu seu doutorado defendendo uma tese denominada “An Essay on the Foundations of Geometry” (Ensaio sobre os Fundamentos da Geometria) [2, 3].

   Em 1901 descobriu o famoso “paradoxo de Russell”, que teve grande repercussão no campo da lógica. Sete anos depois, tornou-se membro do Trinity College e, após isso, publicou o primeiro volume de sua obra “Principia Matematica; nesta, que se tornou mundialmente conhecida, ele prova que 1+1=2 partindo de proposições lógicas [3].

   Com o início da Primeira Guerra Mundial passou a se dedicar a seu ativismo político, pois ele era um pacifista. Em consequência de seus protestos contra a guerra, foi expulso, em 1916, do Trinity College. Dois anos depois, foi condenado a cinco meses de prisão, período durante o qual escreveu “Introdução à Filosofia Matemática”. Seu ativismo político diante dos diversos conflitos que presenciou se manteve. Ele atuou como mediador da crise dos mísseis, em Cuba, escrevendo cartas tanto para os líderes Soviéticos quanto para os Americanos.  Essas foram algumas das razões pelas quais a Academia Sueca decidiu premiar Russell, em 1950, com o Nobel de Literatura: “Em reconhecimento dos seus variados e significativos escritos em que lutou por ideais humanistas e pela liberdade de pensamento”. Mais tarde, também lutou contra as armas nucleares, organizando com Albert Einstein o movimento “Pugwash” que era oposto a proliferação desse tipo de armamento [3, 4].

   Com o passar do tempo, Bertrand Russell ganhou reputação como um dos maiores lógicos do século XX e um dos fundadores da Filosofia Analítica. Em 1959, escreveu “O Meu Desenvolvimento Filosófico”, nesse livro, explica que duas coisas o levaram à Filosofia: a questão de Deus, em primeiro lugar, e o interesse por saber o que é que podíamos de fato conhecer. Devido ao seu entusiasmo pela Matemática, desenvolveu um estudo na área da comunicação, ou seja, de que forma duas coisas diferentes se juntavam e proporcionavam uma concepção. Entretanto, não ficou satisfeito com os sistemas filosóficos que tratavam do assunto, pois, em sua maioria, eles explicavam o tema por meio da Metafísica. Uma vez que Russel não estava interessado em estudar as estruturas do pensamento, mas sim as coisas que provocavam o que de diferente aparecia no nosso ponto de vista, ele deu uma nova visão ao estudo dessa área. Na matemática, temos a redução da coisa a um atributo – um número, por exemplo –; foi com base nisso que a filosofia de Russell foi construída. Podemos reconhecer nas coisas que vemos, algo específico delas. Não é possível dizer qual a forma verdadeira das coisas, ou qual a sua essência, entretanto podemos dizer que há várias coisas e que, portanto, há uma relação entre elas, assim como para dizer que 1+1=2, não precisamos saber todas as características do número 1 [3, 5].  

   Ele morreu em 2 de fevereiro de 1970, deixando uma vasta obra tanto para a Filosofia como para a Matemática. Sobre esses dois temas, desde seu nascimento, ambos caminham lado a lado, um sempre recorre ao outro quando surge um problema. No século XX, Bertrand Russel tratou de dar uma nova cara a esse relacionamento.

Escrito por: Ricardo Gonzatto Rodrigues

REFERÊNCIAS: 

[1] Imagem retirada de: Charles Morphy D. Santos, Bertrand Russel, Disponível em: http://charlesmorphy.blogspot.com/2008/07/bertrand-russell.html, Acessado em 27 de julho de 2020

[2] Miriam Ilza Santana, Bertrand Russel, Disponível em:  https://www.infoescola.com/biografias/bertrand-russel/, Acessado em 27 de julho de 2020.

[3] Autor Desconhecido, Bertrand Russell, Disponível em: https://educacao.uol.com.br/biografias/bertrand-russell.htm, Acessado em 27 de julho de 2020.

[4] Douglas Rodrigues Aguiar de Oliveira,  Bertrand Russell: o matemático que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, Disponível em: https://universoracionalista.org/bertrand-russell-o-matematico-que-ganhou-o-premio-nobel-de-literatura/, Acessado em 27 de julho de 2020.

[5] Carlos Maria Bobone, Bertrand Russell: o filósofo progressista que não chegou a ser, Disponível em: https://observador.pt/2020/02/01/bertrand-russell-o-filosofo-progressista-que-nao-chegou-a-ser/, Acessado em 27 de julho de 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *