Resenha de: “Tecnologia de ensino”

Autor: Burrhus Frederic Skinner.

Ano de publicação:1975.

Gênero: Ciência comportamental.

Resenha:

O livro Tecnologia de Ensino do escritor Burrhus Frederic Skinner, é um livro dividido em 10 capítulos com temas diferentes na abordagem da educação: Etimologia do Ensinar; Ciência da Aprendizagem e a Arte de Ensinar; Máquinas de Ensinar; Tecnologia do Ensino; Por que os Professores Fracassam; Ensinar a Pensar; A Motivação do Estudante; O Estudante Criativo; Disciplina; Comportamento Ético e Autocontrole; Uma Revisão do Ensino; O Comportamento do Sistema.
   Todos esses capítulos retratam a educação da forma mais pura segundo Skinner, com o método de estímulo-resposta sempre. Sendo assim, trata da educação como uma máquina que deverá provavelmente ser suficientemente reforçadora para manter o aluno médio ocupado por um período razoável todos os dias, tendo então um modelo didático de educação programada. Nesse livro, é retratado a elaboração do autor para uma educação se fazer em cima da Arte de Ensinar, variando de momentos vivenciados ao lado da filha em seu percurso pelo ensino até mesmo momentos em que ele elabora passos para serem seguidos para um ensino de qualidade, que poderiam ser aplicados em todos os lugares e não apenas com sua filha. Skinner oferece formas alternativas e mais plausíveis na ciência do ensino, sendo o comportamento o termo pelo qual o ser humano se pega pensante e finalmente efetivando certo dever, no caso, o de aprender.

Autora da resenha: Gabriele Chomen.