Resenha de: “17 Equações que Mudaram o Mundo”

Resenha de: “17 Equações que Mudaram o Mundo”

Autor: Ian Stewart

Ano da edição: 2013

Gênero: Ciências Exatas, Matemática, Divulgação Científica

Resenha:

   Partindo da geometria (Teorema de Pitágoras) até a economia (Equação de Black-Scholes), o livro “17 Equações que Mudaram o Mundo” apresenta algumas equações que são de grande importância para o mundo atual, mudando não só a tecnologia em determinadas épocas, mas a visão a respeito de temas específicos.

   A cada capítulo uma equação é abordada quase sempre por um apanhado histórico da época ou um fato interessante que nos pode ligar com o assunto principal. Apesar da carga de conceitos específicos que o livro apresenta a abordagem quase sempre é bem didática e proveitosa, não deixando a complexidade de certos temas tomarem as rédeas da leitura e torna-la cansativa.

   Os pontos mais fortes do livro são as discussões feitas no fim dos capítulos com temáticas sociais, científicas e filosóficas envolvendo as expressões matemáticas que tornam a leitura mais divertida e interessante e o mesclar da matemática com as demais áreas do conhecimento, principalmente com física.

   Diferente dos livros tradicionais pelos quais se estuda matemática e dos livros de divulgação científica comuns, “17 Equações que Mudaram o Mundo” trazem junto com o aprendizado uma forte dose de assuntos que despertam a curiosidade sendo um prato cheio pra quem gosta de matemática e suas áreas afins.

Autor da resenha: Paulo Henrique Gonsalves.

Imagem retirada de: https://www.saraiva.com.br/17-equacoes-que-mudaram-o-mundo-4888030/p

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *