Projeto: Integração do grupo PET-Engenharias com a cidade das crianças em Irati-PR
Descrição/Justificativa:
A principal fase da vida em que se aprende o convívio social e suas relações dentro de uma sociedade é na infância, época de extrema importância no ensino-aprendizagem de uma criança. Para que essa tenha um crescimento saudável, tanto psicológico como físico, é necessário que seja lhe fornecido ferramentas para um bom convívio. Pensando nisso, pretende-se desenvolver atividades na Cidade das Crianças, com enfoque em educação ambiental.
Objetivos:
Aplicar dinâmicas que englobem a educação ambiental e preservação da natureza com a crianças que frequentam e/ou moram na Cidade das Crianças em IRATI-PR, assim como, proporcionar o contato delas com os acadêmicos de forma que ambos possam interagir positivamente.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
As atividades serão realizadas semestralmente na Cidade das Crianças, as quais envolverão: oficinas de reutilização de materiais, transformando-os em brinquedos, oficinas de preparação de mudas e jardinagem, dinâmicas de grupo que envolva a interação dos acadêmicos com as crianças que vivem ou participam da Cidade das Crianças, além de rodas de conversa sobre preservação da natureza e educação ambiental.
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Espera-se que as atividades propostas possam influenciar positivamente as crianças a terem atitudes mais sustentáveis, conscientizar as crianças sobre a importância de preservar a natureza, aprimorar seu comportamento em grupo, facilitando a comunicação e interação delas com outras pessoas das quais não estão habituadas. Espera-se que os acadêmicos vivenciem os pequenos gestos de apoio e carinho com o semelhante e possam crescer emocionalmente com tais atividades.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Os petianos farão relatos das atividades nas reuniões para que seja feita a análise dos conteúdos abordados e se as metas foram atingidas.