Descrição/Justificativa:
As atividades extraclasses são importantes, pois promovem uma formação complementar aos
acadêmicos com a vantagem de tratar de temas atuais e dinâmicos, além de propiciar maior contato
com as novas tecnologias e suas aplicações sociais, preparando-os para o mercado de trabalho que
está em constante transformação. Adicionalmente, a utilização de metodologias de ensino
aprendizagem inovadoras podem ser elementos motivadores a docentes e discentes na perspectiva
da construção coletiva do conhecimento. ODS relacionados: (ODS 04) Educação de qualidade, (ODS
09); Indústria, Inovação e Infraestrutura; (ODS 10) Redução das desigualdades e (ODS 17) Parcerias
e Meios de Implementação.
Objetivos:
Melhorar o rendimento acadêmico dos discentes dos cursos de Engenharia Ambiental e Florestal,
principalmente com os conteúdos de química, física, cálculo, além das demais disciplinas específicas,
além de contribuir na formação de profissionais qualificados para atuarem no mercado de trabalho.
Como a atividade será realizada? (Metodologia):
Apoio aos discentes na forma de treinamentos de curta duração pautados na utilização de
estratégias inovadoras de ensino aprendizagem e nas novas tecnologias, em temas como ambiente
computacional de programas estatísticos e experimentais, Cursos básicos de Word, Excel e Power
Point, QGis, Redação Científica, Utilização da Calculadora Científica, Produção do Currículo Lattes,
Química básica, Matemática básica, Física básica, Oratória, Drones e Cadastro Ambiental Rural
(CAR), entre outros. As atividades serão ministradas pelos alunos do PET dentro de suas habilidades
e/ou profissionais experientes na área, buscando colocar o discente em contato com novas
tecnologias e suas aplicações sociais. Esses cursos serão ofertados na UNICENTRO no contraturno
dos cursos.
Quais os resultados que se espera da atividade?
Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Formação de profissionais qualificados para atuar junto às novas tecnologias que o mercado de
trabalho demanda. Acadêmicos atuantes e preparados frente às novas tecnologias e suas aplicações
sociais. Geração de novas estratégias de ensino aprendizagem. Desenvolver nos petianos a
habilidade de falar em público e organizar eventos.
Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Será levado em consideração o número de oficinas/treinamentos oferecidos a quantidade de
participantes. Cada petiano fará uma avaliação do seu próprio envolvimento e contribuição na
execução.