Projeto: O ambiente não precisa de remédios.

Descrição/Justificativa:
O descarte de medicamentos vencidos ou em desuso no lixo comum, vaso sanitário ou pia, pode gerar impactos negativos ao ambiente e também à saúde pública. Quando descartados no ambiente, os medicamentos podem contaminar os solos e prejudicar a qualidade da água, devido à presença de vários compostos químicos. Existem ainda os riscos para a população que uma pessoa encontre estes medicamentos descartados no lixo e reutilize-os. Os mais preocupantes são os antibióticos que, quando expostos ao meio ambiente, tornam as bactérias mais resistentes ao medicamento em questão. Diante deste contexto, no estado do Paraná, em 2012 foi sancionada a Lei n° 17.211, que obriga as farmácias, drogarias e distribuidoras de medicamentos a recolherem os fármacos da população, porém, a maioria das cidades não se enquadra nesse cenário.

Objetivos:
Manutenção de um ponto de coleta de medicamentos vencidos ou em desuso na UNICENTRO, campus de Irati/PR, atendendo o público acadêmico, corpo docente, quadro de funcionários, e visitantes, além da correta destinação destes resíduos, reduzindo o impacto da antropização sobre o ambiente.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):
O projeto consiste na manutenção de um ponto de coleta de medicamentos vencidos e sua correta destinação. Este coletor fica alocado na biblioteca da Universidade Estadual do Centro ¿ Oeste, campus de Irati/PR, devidamente identificado, tampado e monitorado, estando disponível ao público durante todo o horário útil da biblioteca. Esta ação realiza-se em parceria com a Secretar Municipal de Saúde do município de IRATI-PR, sendo o último responsável pelo recolhimento do material descartado no coletor e sua correta destinação. Tal recolhimento e destinação realizam-se atualmente pela empresa AMBSERV Tratamento de Resíduos, que possui sua matriz na cidade de São José dos Pinhais, PR. Para efetiva avaliação de resultados, a partir de 2020 será realizada a quantificação periódica (mensal) do fluxo de descarte dos medicamentos por meio de pesagem do coletor. Serão realizadas durante o ano, atividades de conscientização social e efetiva divulgação das coletas ao público universitário em todos os turnos, nas salas de aula e mídias sociais (Instagram e Facebook) do PET Engenharias e da universidade. Será mantido contato com a empresa responsável pela coleta do resíduo e acompanhamento da destinação do mesmo.

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Espera-se com este projeto reduzir o descarte de medicamentos em locais inadequados e conscientizar a comunidade local sobre os problemas ambientais causados pelo descarte incorreto de medicamentos.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Reuniões semanais da equipe, onde cada participante poderá expor o resultado que obteve com sua ação e como chegou a este resultado.