Projeto: Realização de práticas de formação complementar dos discentes (Grupo de estudos).

Descrição/Justificativa:
As atividades extraclasses são importantes, pois promovem uma formação complementar aos acadêmicos com a vantagem de tratar de temas atuais e dinâmicos, além de propiciar maior contato com as novas tecnologias e suas aplicações sociais, preparando-os para o mercado de trabalho que está em constante transformação. Adicionalmente, a utilização de metodologias de ensino-aprendizagem inovadoras podem ser elementos motivadores a docentes e discentes na perspectiva da construção coletiva do conhecimento.

Objetivos:
Formar profissionais qualificados para atuar no mercado de trabalho e contribuir com o aprendizado dos discentes.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):
Apoio aos discentes na forma de treinamentos de curta duração pautados na utilização de estratégias inovadoras de ensino-aprendizagem e nas novas tecnologias, em temas como Ambiente computacional de programas estatísticos e experimentais, Cursos básicos de Word, Excel e Power Point, Redação Científica, Utilização da Calculadora Científica, Produção do Currículo Lattes, Química básica, Matemática básica e Oratória. As atividades serão ministradas pelos alunos do PET dentro de suas habilidades e/ou profissionais experientes na área, buscando colocar o discente em contato com novas tecnologias e suas aplicações sociais. Esses cursos serão ofertados na UNICENTRO no contra turno dos cursos.

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Formação de profissionais qualificados para atuar junto às novas tecnologias que o mercado de trabalho demanda. Acadêmicos atuantes e preparados frente às novas tecnologias e suas aplicações sociais. Geração de novas estratégias de ensino-aprendizagem. Desenvolver nos petianos a habilidade de falar em público e organizar eventos.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Será levado em consideração o número de oficinas oferecidas, o número de cursos e palestras realizadas e a quantidade de participantes. Cada petiano fará uma avaliação do seu próprio envolvimento e contribuição na execução.