Projeto: Hora do Calouro UNICENTRO-IRATI

Descrição/Justificativa:
A adaptação do recém-ingresso ao meio acadêmico tem sido crucial na permanência e evolução do mesmo no curso. As relações sociais estabelecidas nessa fase podem ser determinantes no sucesso ou insucesso acadêmico, assim como, o verdadeiro entendimento dos propósitos e objetivos da sua formação profissional. Dessa forma, o entrosamento do acadêmico no curso possibilita um melhor aproveitamento das disciplinas e das atividades extracurriculares, fatores de motivação à permanência e avanço na formação profissional. Pensando nisso, será realizada a recepção dos calouros de Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal, não somente na ¿chegada¿destes novos alunos na universidade, mas durante todo o ano letivo. Para o ano de 2020, além de uma recepção voltada aos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal, será realizada uma recepção a todos os cursos do período integral da UNICENTRO Campus Irati, entre eles Educação Física, Fonoaudiologia e Psicologia, com a intenção de melhorar a integração entre os cursos.

Objetivos:
Propiciar ao aluno ingressante uma melhor adaptação à vida acadêmica e reduzir a evasão universitária.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):
As atividades de recepção dos calouros serão divididas em quatro etapas: 1ª etapa: formação de um grupo em rede social (WhatsApp), com a participação dos petianos responsáveis por este projeto e acadêmicos dos outros cursos integrais a serem abrangidos na recepção dos calouros, que farão parte da comissão organizadora. O objetivo deste grupo é iniciar uma aproximação entre os cursos e planejar as atividades que serão aplicadas aos ingressantes da universidade em 2020. Paralelo a isso será formado um grupo em rede social (WhatsApp) apenas com os petianos e os calouros de Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal, com o objetivo de iniciar uma confraternização entre os calouros, informar as datas e horários das matrículas e oferecer informações de residências e moradias, assim como empresas de transporte rodoviários para a cidade de Irati-PR. 2ª etapa: Recepção durante as matrículas, em que os petianos dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal abordarão os novos calouros, entregando um material explicativo sobre seu curso, além de tirarem possíveis dúvidas que os calouros e seus pais possuírem. 3ª etapa: Efetiva recepção dos calouros na universidade. Pretende-se realizar a recepção dos calouros na mesma data em que a Reitoria, a Direção do Campus e demais autoridades darão as boas vindas aos calouros. Após a abertura oficial, os petianos palestrarão sobre o início do ano letivo, enfatizando a importância da permanência na universidade e oferecendo informações necessárias aos novos acadêmicos. Nesta etapa estarão presentes os petianos e os discentes representantes dos cursos de Educação Física, Fonoaudiologia, Psicologia e das Engenharias. Na sequência será realizada uma roda de conversa, a fim de acolher os calouros, tirando dúvidas que possam surgir. Apresentar os cursos com uma breve descrição das principais atividades exercidas em cada profissão, apresentar o Grupo PET-Engenharias (quem somos e o que fazemos), a assistência estudantil e o Núcleo Maria da Penha (NUMAPE). No período da tarde serão realizadas atividades envolvendo os calouros de todos os cursos, sendo que o principal objetivo é fazer a integração entre os novos acadêmicos, visando sempre o amplo conhecimento e a conexão com a rotina da universidade. 4ª etapa: No primeiro semestre será realizada uma apresentação do grupo PET-Engenharias durante as aulas de Introdução às Engenharias em ambos os cursos, visando fortalecer a permanência dos calouros na universidade e mostrar, amplamente, os projetos que são trabalhados dentro do grupo PET, objetivando de envolver os alunos nas atividades. O acompanhamento dos calouros será realizado durante todo o ano de 2020.

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Espera-se que os ingressantes tenham um melhor aproveitamento do curso e das atividades extracurriculares, em função do maior entrosamento entre os alunos e o ambiente universitário, reduzindo desta forma, os índices de retenção e evasão.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Reuniões semanais do PET Engenharias, onde cada participante poderá expor o resultado que obteve com suas ações e discutir as metas seguintes.