Projeto: Treinamento para os funcionários da UNICENTRO-CAMPUS IRATI sob o tema gerenciamento de resíduos sólidos.

Descrição/Justificativa:
O gerenciamento de resíduos sólidos (GRS) depende que todas as fases do manejo sejam realizadas corretamente, principalmente a segregação. Assim, a educação ambiental sobre a gestão de resíduos, a fim de, instruir como separá-los no momento da geração é de suma importância. Acreditamos que as instituições de ensino deveriam servir de exemplo à comunidade frente ao GRS, porém, para alcançar tal meta, o processo demanda de treinamentos e adesão da comunidade acadêmica. Sabe-se que as principais classes nestas etapas são os
funcionários, ligados especialmente ao componente de “limpeza e conservação” do campus, por esses trabalharem diretamente com os resíduos. Sendo assim, necessitam de orientação para fazer o manejo adequado.

Objetivos:
Realização de uma capacitação para os funcionários quanto ao GRS, com o finalidade destinar corretamente os resíduos produzidos na universidade.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):
O treinamento será realizado duas vezes no ano, sendo alteradas as abordagens em cada momento. A primeira abordagem será trabalhada de maneira expositiva, com slides sendo abordados os temas: a problemática que os resíduos podem causar; como separar os resíduos; quais resíduos são recicláveis; a importância da coleta seletiva; procedimentos de logística e manuseio, alertando-os sobre os riscos de exposição e manuseio de resíduos infectantes e perfuro cortante e quanto a coleta seletiva beneficia associações de catadores, gerando renda para famílias de baixa renda e garantia de trabalho mais digno. Ao final da primeira abordagem os funcionários responderam a um questionário sucinto referente aos temas tratados e uma pergunta aberta para exporem dúvidas que permaneceram. A segunda abordagem será a realização de uma roda de conversa mencionando dúvidas comentadas no questionário aplicado; este será um momento aberto para dúvidas que surgirem entre a primeira e a segunda abordagem para que os funcionários relatarem suas dificuldades ou problemas que visualizaram sobre o gerenciamento de resíduos.

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Melhorar o gerenciamento de resíduos sólidos na universidade, em função de promover a educação ambiental com os funcionários.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Reuniões semanais da equipe, onde cada participante poderá expor o resultado que obteve com sua ação e como chegou a este resultado.