Projeto: Recuperação do arboreto da UNICENTRO

Descrição/Justificativa:
O arboreto situado na UNICENTRO Campus Irati é uma área com alto potencial para cumprir a sua finalidade, que é ser um berço de espécies florestais. A partir de conhecimentos adquiridos pelos acadêmicos durante o curso, este projeto tem o objetivo de propiciar atividades práticas aos discentes e ao mesmo tempo exercer a sua função na integra, já que até o momento o arboreto possui uma baixa diversidade de espécies plantadas.

Objetivos:
Recuperar a área do arboreto realizando o plantio de espécies florestais e envolver os discentes dos cursos de Engenharia Florestal e Ambiental neste processo de revitalização do espaço.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):
As atividades serão divididas em quatro etapas: 1ª etapa: elaboração do projeto a ser realizado (preparação da área, escolha das espécies, divisão de trabalho e tratos silviculturais). 2ª etapa: inicio da implantação a partir da preparação do terreno 3ª etapa: plantio das mudas, estabelecimento e organização do cuidado da área. 4ª etapa: tratos silviculturais e replantio das mudas quando necessário.

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Melhor aproveitamento da área do arboreto, envolvendo os acadêmicos dos cursos de engenharia ambiental e florestal e utilizando-se do conhecimento obtido pelos discentes ao longo do curso em diferentes matérias. O local possui algumas mudas que foram plantadas com o objetivo de homenagear alguns protagonistas que passaram pela universidade, com a implantação do projeto, será possível que estas se desenvolvam e ainda que a área seja enriquecida com outras espécies, tanto arbóreas quanto arbustivas, proporcionando aos frequentadores maior conforto térmico e estético. Também será utilizada para aulas dos cursos voltadas ao meio ambiente, oferecendo meios de aprendizado prático.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Reuniões semanais da equipe, onde cada participante poderá expor o resultado que obteve com sua ação e como chegou a este resultado, discutindo como será o próximo passo para recuperar a área.