Projeto: Campanha de conscientização sobre o uso de descartáveis

Descrição/Justificativa:
A ausência de incentivos ao uso de materiais reutilizáveis contribui para que problemas relacionados ao descarte incorreto de resíduos se tornem cada vez mais frequente. Os ambientes universitários por conterem restaurantes e lanchonetes com grande circulação de pessoas, diariamente acabam por gerar grandes volumes de copos e canudos descartáveis. Assim, o desenvolvimento de projetos que busquem a conscientização dos universitários e que possam contribuam com o ambiente se veem necessários, já que bons hábitos como o de reutilização e de redução de consumo são extremamente importantes.

Objetivos:
Diminuir o volume de copos e canudos descartáveis utilizados na universidade a partir de uma campanha de conscientização sobre a problemática de tais resíduos, desenvolvendo o senso crítico na comunidade acadêmica sobre o assunto.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):
Com o andamento da campanha já iniciada no ano de 2019, pretende-se desenvolver atividades de conscientização no decorrer do ano de 2020 visando aumentar o engajamento dos acadêmicos. Para isto, se utilizará das redes sociais para divulgação de ações e de informações sobre o uso de reutilizáveis e da problemática dos descartáveis. Algumas ações terão a temática de: Adote uma Caneca, Descartáveis? Descarte Essa Ideia! e Adote um copinho. Junto a outros projetos do PET – Engenharias, como a (Hora do calouro), propõem-se realizar um momento de conscientização e a sensibilização da problemática dos copos na universidade, incentivando os acadêmicos a levarem seus objetos (caneca e canudo) reutilizáveis no Restaurante Universitário, assim como, com os funcionários da instituição. A fim de verificar os padrões de consumo na Unicentro, Campus Irati, se realizará uma pesquisa de opinião, utilizando a plataforma Google por sua praticidade e fácil análise de dados. Com base nos resultados da pesquisa, delinear-se-á novas atividades a serem realizadas durante o ano de 2020.

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Espera-se uma gradativa redução da utilização de resíduos descartáveis no restaurante universitário e lanchonete do Campus de Irati.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Acompanhamento e contagem, a partir de amostragens, da quantidade de canudos e copos utilizados no restaurante universitário após as atividades de conscientização, durante o ano de 2020. Observação da utilização de canecas e reutilizáveis pela comunidade acadêmica. Entre os alunos do grupo, serão realizadas reuniões semanais da equipe, onde cada participante poderá expor o resultado que obteve com sua ação.