Projeto: Formação profissional das mulheres da comunidade do Nhapindazal 

Descrição/Justificativa:
Diariamente as mulheres dedicam seu tempo ao cuidado da família e muitas delas abdicam dos seus estudos e trabalho para cuidarem do seu lar, principalmente quando possuem filhos pequenos ou menores de idade. Porém, quando estes filhos se tornam independentes, estas mulheres têm dificuldade para retornar ao mercado de trabalho. Pensando nisso, este projeto será desenvolvido para estimular as mulheres do bairro Nhapindazal, local em que muitas se encontram em situação de vulnerabilidade social, a desenvolverem atividades que possam gerar uma renda para sua família, além de criar expectativas e perspectivas de se reinserirem no mercado de trabalho. Assim serão fornecidas oficinas e treinamentos para estas mulheres, pelo PET-Engenharias, em conjunto com o Centro de Formação de Operadores Florestais (CENFOR).

Objetivos:
Oferecer as mulheres do Bairro Nhapindazal oficinas de artesanato e um curso profissionalizante de operadora de máquinas no Centro de Formação de Operadores Florestais (CENFOR).

Como a atividade será realizada? (Metodologia):
O projeto será dividido em duas abordagens: a primeira será para as mulheres que não tem possibilidade de se afastarem do seu lar para trabalhar. Para estas mulheres serão ofertados cursos de artesanato, crochê, tricô, bordado, além da produção de sabão ecológico, em parceria com o professor do curso de Engenharia Ambiental, responsável pelo projeto do sabão ecológico. A segunda abordagem será oferecida para as mulheres que tem intenção de se reinserirem no mercado de trabalho. Para este grupo será ofertado o curso para operadoras de máquinas florestais em parceria com o Centro de Formação de Operadores Florestais (CENFOR). Este curso é um treinamento realizado com simuladores de realidade virtual no Laboratório de Colheita Florestal, situado no Departamento de Engenharia Florestal da UNICENTRO, Campus Irati e será ofertado pela Profa. Dra. Millana Burger Pagnussat. Serão ofertados dois cursos de 40 horas, ou seja, pretende-se treinar em duas semanas, em torno de 16 mulheres (oito mulheres por curso semanal). A todas que concluírem o treinamento será fornecida a certificação do curso de Operadores Florestais. O treinamento será ofertado gratuitamente para as participantes do projeto.

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:                                                                                                                                                   Espera-se que as mulheres se profissionalizem obtendo aptidão para trabalhar em casa ou se insiram no mercado de trabalho, de acordo com suas possibilidades, e com isso, possam aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida das suas famílias.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
O projeto será avaliado de acordo com o relato destas mulheres em relação à sua inserção no mercado de trabalho ou o aumento de renda familiar