Projeto: Conhecendo o ambiente em que vivemos

Descrição/Justificativa:
Diariamente caminhamos pela nossa universidade e muitos fatos não são percebidos. Um exemplo ocorre ao passarmos pelas árvores do nosso Campus, onde muitos universitários, funcionários e visitantes não sabem a importância destas árvores, a fauna que elas abrigam, sua utilização e até os riscos que podem causar, como, por exemplo, o bugreiro que pode produzir alergia em algumas pessoas. Entendemos que conhecer o ambiente que frequentamos é essencial para nossas vidas, para nossa saúde mental e conhecimento pessoal.

Objetivos:
O projeto tem como objetivo a identificação de 15 árvores que estão no entorno das vias da universidade, para que professores universitários, funcionários, alunos e visitantes do campus possam ter conhecimento das espécies que existem no local. Outro objetivo intrínseco é dar visualização do grupo PET Engenharias na universidade, através da identificação do grupo nas placas de identificação das árvores.

Como a atividade será realizada? (Metodologia):
Serão confeccionadas placas de identificação de todas as espécies selecionadas. Está placa será constituída de metal e será instalada na base das árvores. Estas árvores identificadas serão apresentadas para os ingressantes da universidade, durante a recepção dos calouros, especialmente dos cursos de Engenharia Florestal e Engenharia Ambiental, para que tenham conhecimento de algumas espécies florestais. Nesta apresentação das espécies serão tratados os temas de dinâmica das florestas e sua importância. Pretendem-se com o andamento deste projeto implementar uma trilha ecológica para ser utilizada durante a recepção de colégios e escolas que visitam o Campus.

Resultados / produtos esperados com a atividade: melhorias para o Curso, para a Educação, para a sociedade, meios para a socialização dos resultados, publicações, etc:
Espera-se que por meio da identificação das árvores as pessoas que circulam pela universidade tenham conhecimento das espécies arbóreas existentes no seu entorno, conhecendo assim um pouco do ecossistema que habitam.

Qual será a metodologia de avaliação da atividade pelo grupo:
Reuniões semanais da equipe onde cada participante poderá expor o resultado que obteve com sua ação e como chegou a este resultado.