
X Jornada de Atualização em Informática (JAI) é aberta com debate sobre o futuro da computação

Na noite de terça-feira, 09 de setembro, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) deu início à décima edição da Jornada de Atualização em Informática (JAI). O evento, realizado no Câmpus Cedeteg, transformou a universidade em um espaço de troca, aprendizado e diversão, com uma programação focada no tema “Computação na era de dados: carreira e oportunidades”.
Pela primeira vez, a JAI é uma realização conjunta dos cursos de Ciência da Computação e Big Data no Agronegócio. A cerimônia de abertura contou com as presenças de autoridades universitárias, que reforçaram a relevância da iniciativa para a comunidade acadêmica e para a região.
A coordenadora do evento, professora Carolina Paula de Almeida, destacou o papel consolidado da JAI na trajetória do Departamento de Ciência da Computação e celebrou a união dos dois cursos. “Não tenho dúvidas de que essa é a maior JAI já feita por todos os estudantes”, afirmou, ressaltando que o evento é fruto de um esforço coletivo, construído pelos alunos desde a escolha dos temas.
O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, enfatizou o caráter de constante atualização da área de informática. “A tecnologia estará cada vez mais presente em todas as áreas do conhecimento e a JAI tem esse papel de proporcionar diálogo e troca de experiências”, disse.
A vice-diretora do Câmpus Cedeteg, Aline Marques Genú, incentivou os participantes a aproveitarem ao máximo as oportunidades de aprimoramento. Já a pró-reitora de Extensão e Cultura, Lucélia de Souza, contextualizou o tema, lembrando que a computação deixou de ser apenas técnica para se tornar parte essencial da vida em sociedade e do mundo do trabalho.
A programação desta décima edição é a mais abrangente já realizada, incluindo quatro palestras, 12 minicursos (sendo dois reofertados devido à alta demanda), apresentações de 23 trabalhos acadêmicos, uma roda de conversa com profissionais e dinâmicas de integração. Todas as atividades foram idealizadas com o objetivo de aproximar os estudantes das práticas de mercado, da pesquisa científica e do diálogo com profissionais.
Logo após a abertura, os participantes acompanharam a palestra remota ministrada por Camila Vilaça, Cloud Data Engineer da Google, que trouxe muito conhecimento e inspiração para o público.
A X JAI segue com sua programação durante toda a semana, solidificando-se como um espaço fundamental para a formação complementar dos estudantes e para o fortalecimento da área de Tecnologia da Informação na instituição.






