X JAI Avança com Minicursos Práticos de Bioinformática, Python e Impressão 3D no Segundo Dia

X JAI Avança com Minicursos Práticos de Bioinformática, Python e Impressão 3D no Segundo Dia

A programação da X Jornada Acadêmica Integrada (JAI) seguiu em alta no dia 10 de setembro com uma nova rodada de minicursos essenciais para a formação multidisciplinar. Desta vez, os participantes se aprofundaram em tópicos avançados de Bioinformática, exploraram o poder de automação com Python e deram os primeiros passos no universo da impressão 3D. O clima foi de grande produtividade e entusiasmo, com salas cheias de alunos ansiosos para ampliar seus conhecimentos práticos.

Logo pela manhã, ocorreu a segunda parte do minicurso de Bioinformática, ministrado por Mateus Lucas Falco. Com o tema “Análise de Dados Ômicos com Nextflow e Ferramentas Bioinformáticas”, a sessão foi altamente prática e técnica. Os participantes mergulharam na implementação de pipelines robustos para análise de dados de sequenciamento de nova geração (NGS), utilizando a poderosa ferramenta Nextflow. O curso abordou desde a abordagem modular de ferramentas consolidadas como FASTQC, bwa, samtools e GATK, até conceitos avançados de gerenciamento de ambientes com Docker/Singularity, controle de versões com GitHub, e a paralelização de tarefas para execução eficiente em ambientes de computação de alto desempenho (HPC) ou na nuvem.

Simultaneamente, outro grupo se reuniu para o minicurso “Automação de Tarefas com Python”. Voltado para iniciantes, o foco foi em oferecer conhecimentos fundamentais para automatizar tarefas rotineiras e aumentar a produtividade. Os participantes foram apresentados a um conjunto de bibliotecas extremamente úteis, como pandas para manipulação de dados, openpyxl para planilhas Excel, pyautogui para automação de interface e selenium para automação web, tudo por meio de aplicações práticas e diretas ao ponto.

Completando a trilha de inovação do dia, o minicurso “Impressão 3D para Iniciantes”, ministrado por Gladston Kordiak, introduziu os participantes ao empolgante mundo da prototipagem rápida. De forma descomplicada e mão na massa, os alunos aprenderam os primeiros passos da modelagem 3D utilizando a plataforma online Tinkercad, descobriram como encontrar e customizar modelos no repositório Thingiverse e entenderam todo o fluxo de trabalho para preparar uma impressão usando o software Ultimaker Cura, desmistificando o processo desde a ideia até o objeto físico.

Foi mais uma manhã de muito aprendizado e networking na X JAI, solidificando o evento como um importante espaço para a aquisição de habilidades técnicas e criativas. Fiquem de olho em nossas redes para conferir as fotos desses momentos!

bio
3d
py

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *