O PET Agronomia foi criado em outubro de 2009 por projeto proposto pela tutora Cacilda Márcia Duarte Rios Faria, Doutora em Fitopatologia, do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual do Centro Oeste, em Guarapuava, Paraná. O grupo iniciou com a participação de 6 petianos selecionados por edital específico.
Os petianos ingressantes desenvolveram, desde então atividades voltadas aos três pilares da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. A partir de então, como normativa do MEC, foram adicionados novos membros, anualmente, por edital de seleção, até completar o número de petianos máximo (12 bolsistas e 6 voluntários).
Desde então, o grupo tem trabalhado em projetos de pesquisa – cada petiano envolve-se no programa de iniciação científica e, tentamos manter no grupo um projeto único, de pesquisa ou extensão, que será sempre coordenado por um petiano e executado pelo grupo; de extensão – mantemos a parte do curso na Feira de Profissões, realizamos visitas à escolas e recebemos alunos de escolas de ensino fundamental e médio para visitação na estrutura do curso e dos grupos de pesquisa; realizamos eventos de extensão, e, desde 2019, mantemos um projeto de horta junto à APAE Rural da cidade; realizamos cursos de curta duração, para a complementação da formação dos acadêmicos, ciclos de palestras e, os petianos atuam como monitores em disciplinas do curso.
A partir da integralização do PET Agronomia a renovação do grupo ocorre mediante a seleção realizada por edital, em função de demandas de vagas em decorrência da formatura de petianos ou de novas possibilidades, principalmente de intercâmbios de estudo ou para trabalho.. Notadamente, os petianos desenvolvem atividades de pesquisa, ensino e extensão e têm participação efetiva no planejamento e relatórios anuais.
Nas vagas voluntárias ofertadas, podem participar acadêmicos de outros cursos. Temos no grupo uma integrante do curso de Engenharia de Alimentos, o que possibilita interdisciplinaridade entre os acadêmicos e nova visão de determinados assuntos.
Há a participação dos petianos em ações interPets na instituição. Essas ações visam o intercâmbio de experiências e possibilitam formação mais ampla aos mesmos. Existem ações de cidadania, que também são realizadas por vários grupos PET da Instituição.
Nestes 10 anos de existência o PET-Agronomia vem atuando na formação profissional e cidadã dos acadêmicos do curso de Agronomia da UNICENTRO.