Você sabia?

Tentando encontrar alternativas para a utilização de agrotóxicos, pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP) estudaram bactérias extraídas de folhas de laranja que são capazes de sobreviver à aplicação de bifentrina e fipronil. Os cientistas descobriram que os microrganismos produzem enzimas com o poder de biodegradar tais defensivos. Foram realizados testes com diversas espécies das bactérias Bacillus extraídas de folhas de laranja de uma plantação em Tabatinga (SP) e que foram colocadas em frascos com pequenas amostras dos agroquímicos. Durante cinco dias, os microrganismos promoveram reações de biodegradação dos pesticidas, demonstrando potencial para eliminar os agrotóxicos lançados no meio ambiente.
Fonte: https://summitagro.estadao.com.br/tendencias-e-tecnologia/bacterias-presentes-folhas-laranja-eliminam-agrotoxico/