Você sabia?

Pesquisadores do Instituto de Biologia Vegetal Molecular e Celular (IBMCP), em conjunto com o Conselho Superior de Pesquisa Científica (CSIC) e da Universidade Politécnica de Valência (UPV), todos da Espanha, estão desenvolvendo uma tecnologia nova que deverá de ajudar no combate a pragas e patógenos, sendo de forma natural e ecologicamente correta. Essa ferramenta vem a ser uma alternativa aos pesticidas químicos, baseando-se no desenvolvimento de moléculas de RNA de fita dupla (dsRNA) capazes de silenciar genes de pragas e patógenos que afetam as plantas. A equipe do IBMCP (CSIC-UPV) coordenada pelo pesquisador do CSIC José Antonio Darós, tem usado a bactéria Escherichia coli como biofábrica, um organismo que pode ser cultivado e manipulado de forma muito simples. “Se um nematóide, inseto ou outro artrópode ingerir essas moléculas de dsRNA, pode acabar morrendo ou, tendo seu crescimento alterado. Ao silenciar seus genes, a molécula de dsRNA pode acabar com a vida do patógeno ou da praga, ou pelo menos assustá-lo para que não escolha aquela planta para se alimentar”, explica Darós. Essas moléculas constituem uma alternativa natural com grande potencial contra os pesticidas químicos. Até o presente momento a obtenção destas moléculas de dsRNA era um problema, pois para se ter era através de transcrição in vitro ou por síntese química, sendo de alto custo. “O novo método tem como vantagem a obtenção das moléculas a um custo realmente baixo”, destaca Darós.

Fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/biopesticida-natural–silencia–pragas_439393.html