Você Sabia?

Você Sabia?

Você sabia que a agricultura pode ser uma aliada na preservação da água?

Sem a adoção de boas práticas agrícolas, o solo permanece exposto ao impacto das gotas de chuva que desagregam partículas de solo, a água das chuvas escorreria livremente até os cursos d’água carregando sedimentos principalmente o solo fértil da superfície, levando junto resíduos de defensivos e fertilizantes, causando o assoreamento dos rios podendo causar inundações e a eutrofização. Sabendo disso a adoção de algumas práticas pela agricultura sustentável como:
➡️Plantio direto (plantio sobre restos de outras plantas, sem o revolvimento do solo)
➡️Rotação de culturas e sucessão de culturas (intercalar diferentes espécies)
➡️Tráfego controlado (tráfego de máquinas sempre nos mesmo lugares)
➡️Uso de plantas de cobertura (objetivam manter o solo coberto no período chuvoso)
➡️Cultivo em nível (criam-se obstáculos à descida da enxurrada, diminuindo a velocidade de arraste)
➡️Terraços (porções de terra são dispostas adequadamente em relação ao declive do terreno, reduzindo a velocidade e subdividindo o volume de deflúvio)

Mantem o solo protegido do impacto direto das gotas de chuva, proporciona obstáculos para que a água não consiga escoar livremente sobre a superfície do solo, proporcionando um aumento da infiltração de água, que favorece o abastecimento dos lençóis freáticos que alimentam os cursos d’água, garantindo o suprimento de água para as culturas, criações e comunidades.

Será que a água vai levar defensivos e fertilizantes para o lençol freático?
Se mantido o bom manejo na área proporcionando uma microbiota ativa, boa parte dessas moléculas deveram ser degradas por esses microrganismo e não serão levadas aos cursos d’água, mas ainda precisamos demais estudos nessa área para o completo conhecimento.

O benefício da conservação do solo e da água não é apenas para os agricultores mas toda a sociedade!

Fonte: SA, M. A. C. de; SANTOS JUNIOR, J. de D. G. dos; FRANZ, C. A. B. Manejo e conservação do solo e da água em sistema de plantio direto no Cerrado. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2009. (Embrapa Cerrados. Documentos, 258).
Vídeo complementar: https://www.youtube.com/watch?v=xdYuEzergvE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *