Você Sabia?

Você Sabia?

Além das funções básicas de conter, proteger e divulgar informações sobre os alimentos as embalagens vêm adquirindo as características de interagir com os alimentos e com o consumidor. Essas são as embalagens ativas e inteligentes.

O conceito de embalagem ativa está relacionado com a capacidade da embalagem de interagir com o produto retirando substancias prejudiciais ao alimento ou liberando compostos gradativamente para melhorar ou preservar suas caracteristicas. Como por exemplo, os absorvedores de etileno muito empregados em frutas e hortaliças como sachês ou incorporados a caixas de papelão e em polietileno, consiste na aplicação de adsorvedores que retiram o etileno produzido pelo próprios vegetais de dentro da embalagem, desacelerando o amadurecimento e aumentando a vida útil, permitindo comercializá-los fora de estação e evitando desperdícios.

Embalagens inteligentes são aquelas que interagem com o consumidor por meio de alterações no alimento, como o Rip sense (Grupo Jenkins e HortResearch) desenvolvido para captar aromas das frutas dentro da embalagem a medida que amadurecem e informa através de um selo, se a fruta está verde a etiqueta fica vermelha, quando maduro apresenta-se laranja e a fruta estando mole a etiqueta atinge a cor amarela, facilitando a decisão de compra e qual o melhor destino para a fruta.

Outra inovação é a Fruitwash Label, a etiqueta que se transforma em sabão para higienizar as frutas, sendo uma utilidade a mais para os selos comuns.
Embora algumas inovações não estejam ainda disponíveis no mercado, demonstram o interesse da indústria em evitar desperdícios e oferecer produtos de qualidade para a população.
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Fonte: Brasil Pack Trends 2020. Editores Claire I. G. L. Sarantópoulos e Raul A. Rego. Campinas, ITAL, 2012.

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