Você Sabia?

Estudos realizados em colaboração entre os laboratórios liderados pelos químicos Frank Herbert Quina, da Universidade de São Paulo (USP), e António Maçanita, do Instituto Superior Técnico de Lisboa, em Portugal, indicam que a função das antocianinas vai muito além de atrair aves e insetos polinizadores. As antocianinas são responsáveis pela maioria dos pigmentos azuis e vermelhos produzidos pelos vegetais, que possuem características antioxidantes que auxiliam no controle de radicais livres.

A clorofila é outro pigmento vegetal bastante conhecido e que é responsável pela fotossíntese para produção de energia das plantas, porém esta só consegue atuar em determinado espectro luminoso, dessa maneira o excesso de radiação ultravioleta pode causar fotoinibição e prejudicar a fotossíntese. Esse processo pode ser observado em folhas mais jovens que tem o aparato fotossintético pouco desenvolvido, em folhas mais velhas e em vegetais que estão em situação de estresse, como excesso de sol (fora da sua condição de adaptação natural). Nessas situações as antocianinas podem associar-se a copigmentos nos vacúolos para absorverem os raios UV e dissipá-los na forma de calor e assim proteger o vegetal do excesso de radiação.

Esse processo pode ser observado na manifestação de folhas jovens avermelhadas, como no caso do café, ou então na mudança de tonalidade das folhas das suculentas quando expostas à excesso de sol.

Fonte: [1] ZOLNERKEVIC, Igor. Os guarda-sóis coloridos das plantas. Revista Fapesp. dez. 2012. Disponível em: <https://revistapesquisa.fapesp.br/2012/12/10/os-guarda-sois-coloridos-das-plantas/>. Acesso em 20 de abr. de 2020.