VOCÊ SABIA?
VOCÊ SABIA? CARVÃO DO MILHO É ALIMENTO
O carvão comum do milho é considerado uma doença de importância secundaria no Brasil, deste modo, não causa prejuízos significativos nas lavouras. Entretanto, a ocorrência é generalizada em todas as regiões do país onde se cultiva milho. Plantas que sofrem estresse hídricos, recebem altas doses de nitrogênio ou que foram despendoadas são mais suscetíveis a doença. O fungo sobrevive no solo na forma de teliosporos . O agente causal da doença é conhecido por Ustilago maydis. Períodos de alta umidade, com temperatura variando entre 25 a 30°C, são favoráveis ao aparecimento desta doença.
No México, as espigas infectadas, mas que ainda não produziram esporos, são utilizadas na gastronomia com o nome de huitlacoche ou cuitlacoche, sendo que no preparo são assadas com alho e outros ingredientes e servidas em tacos e quesadilhas ou adicionadas a sopas. Nos Estados Unidos e na Europa, o preparo é apenas como prato exótico e recebe o nome de trufa mexicana.
Este fungo em relação a nutrição humana tem propriedades surpreendentes, tem pouca gordura, contem ácido linoléico, vitaminas, minerais e compostos antioxidantes.
Disponível em:
https://uenp.edu.br/dis…/10190-breno-augusto-da-cunha/file
https://cozinheiromexicano.wordpress.com/huitlacoche/
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/…/158285/1/circ-222.pdf