VOCÊ SABIA?
Você sabia? Notificação de pragas passa a ser obrigatória no Paraná
A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) passou a exigir, desde o fim de fevereiro, que produtores e/ou responsáveis técnicos façam obrigatoriamente a notificação de pragas nas lavouras em algumas circunstâncias específicas. A medida vale para pragas sem ocorrência no país e/ou no Estado, resistentes a defensivos agrícolas, em área oficialmente reconhecida como livre de sua ocorrência ou então que estejam em situação de surto.
A Portaria 63, de fevereiro de 2021, que regulamenta essa novidade ao campo paranaense, delega a tarefa de comunicar ao órgão de vigilância sanitária aos seguintes públicos: profissionais das ciências agrárias, da iniciativa pública ou privada, na condição de assessores, assistentes, consultores, extensionistas, responsáveis técnicos, pesquisadores ou produtores rurais.
A implantação disso ocorreu com base em experiências com pragas nos últimos anos, principalmente o enfezamento do milho (que tem como vetor a cigarrinha) e o aparecimento de uma nova lagarta que ataca a soja, a Helicoverpa armigera.
Fonte: https://www.minutorural.com.br/…/notificacao-de-pragas