VOCÊ SABIA?
Novo tipo de fundo permite que investidores nacionais e estrangeiros invistam no agronegócio brasileiro
Em março de 2021 foi publicada a Lei 14.130/21, a qual cria os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro). Essa nova modalidade de investimento deve proporcionar maior captação de recursos para o agronegócio no mercado financeiro, setor que apresenta demanda crescente de investimentos.
Para o investidor de varejo, o Fiagro é vantajoso por apresentar-se como a porta de entrada para investimentos no agronegócio. Dessa forma, qualquer pessoa pode participar nos lucros do setor de maior destaque da economia brasileira.
O Fiagro foi inspirado nos Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) e, portanto, foram propostos os mesmos incentivos fiscais existentes nesta modalidade. Contudo, o governo federal, em conjunto com o Ministério da Economia, vetou quatro pontos da proposta inicial, que serão analisados pelo Congresso Nacional.
Esses vetos visam derrubar os incentivos fiscais propostos, que equiparavam o Fiagro aos FIIs. Sendo assim, a modalidade de investimentos do Fiagro poderá perder parte de sua atratividade frente aos investidores.
Atualmente, defensores do Fiagro estão mobilizando parlamentares para derrubar os vetos propostos pelo governo federal. Segundo Arnaldo Jardim, integrante da Frente Parlamentar da Agricultura, o Fiagro representa uma revolução no campo, podendo contribuir para a digitalização da agricultura. Ele ainda destaca que um dos objetivos do projeto é permitir que não somente grandes investidores, mas também pequenos investidores possam comprar cotas e participar do setor do agronegócio.
Fonte: https://fpagropecuaria.org.br/…/assuntos-tematicos/fiagro/