VOCÊ SABIA?
71 Milhões de Hectares de Soja são poupados com Tecnologia
A utilização de tecnologias poupa-terra em soja causou a economia de 71 milhões de hectares em área planta no Brasil, de acordo com a Embrapa. Isso equivale aos territórios da França e Irlanda somados. Essas tecnologias permitem o incremento de forma sustentável na produção de uma área, com isso, evita-se a abertura de novas áreas para a produção agropecuária. Elas podem ser conhecidas como plantio direto, bioinsumos, sistemas integrados lavoura – pecuária – floresta (ILPF).
Segundo o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa, Guy de Capdeville, uma grande vantagem da tecnologia poupa-terra é que ela pode atender todos os tipos de produtores (grandes, médio e pequenos).
No Brasil, em 2015, os sistemas ILPF ocupavam 11 milhões de hectares, e em 2021 esse número foi para 17 milhões. Esses sistemas conseguem aliar produtividade e benefícios ambientais, especialmente para a mitigação da emissão de gases do efeito estufa. O sistema Plantio Direto também é muito importante no agronegócio brasileiro, ele mantém a cobertura do solo por meio da manutenção dos restos culturais e de colheita e planta, o que causa uma diminuição da compactação do solo, manutenção da umidade, redução de erosão e assoreamento dos recursos hídricos.
A Fixação Biológica de Nitrogênio é feita por bactérias no solo, e junto com o sistema plantio direto e o ILPF, são pilares do Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, que foi criado para incentivar o produtor a adotar uso de técnicas sustentáveis na agricultura, causando redução de gases do efeito estufa.