VOCÊ SABIA?

VOCÊ SABIA?

Conheça a primeira agrônoma do estado de São Paulo e a segunda do Brasil: Victória Rossetti
Pesquisadora emérita do estado de São Paulo, ao longo da vida publicou mais de 400 trabalhos científicos e recebeu 55 prêmios nacionais. Nasceu em 1917, no interior de São Paulo, se tornou a primeira mulher a se formar em agronomia no estado.
Seus trabalhos se tornaram referência internacional no estudo de doenças em frutas cítricas. Iniciou seus trabalhos sob orientação de Agesilau Bitancourt, que a encaminhou para estudos do isolamento de fungos do gênero Phytophthora da gomose dos citros. Após estudar alguns anos nos Estados Unidos, passou a integrar a Comissão Internacional de Phytophthora. Membro da Academia Brasileira de Ciências, foi condecorada com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico pelo presidente da República, em 2004.
“Foi da doutora Vitória o primeiro avanço no conhecimento da leprose de citros, ao destacar a importância do controle do vetor da doença, transmitida pelo ácaro Brevipalpus phoenicis, que afeta principalmente as laranjeiras doces”, disse César Martins Chagas, pesquisador aposentado do Instituto Biológico, que trabalhou durante anos com a pesquisadora no estudo da leprose de citros.
Devemos muito reconhecimento à esta grande mulher, marco importante no estudo das doenças cítricas.

Fonte: TREIGHER, THAMIRIS . Conheça a história da engenheira agrônoma Victoria Rossetti, uma das maiores autoridades em Fitopatologia do Brasil. 2018. Disponível em: https://inbec.com.br/…/conheca-historia-engenheira…. Acesso em: 20 mar. 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *