Você Sabia: O Sistema Plantio Direto pode atuar na mitigação dos efeitos de mudanças climáticas decorrentes do efeito estufa?

Você Sabia: O Sistema Plantio Direto pode atuar na mitigação dos efeitos de mudanças climáticas decorrentes do efeito estufa?

Você Sabia: O Sistema Plantio Direto pode atuar na mitigação dos efeitos de mudanças climáticas decorrentes do efeito estufa?This image requires alt text, but the alt text is currently blank. Either add alt text or mark the image as decorative.

 

As preocupações a respeito de mudanças climáticas vêm crescendo em nível mundial, de tal modo que se torna necessário o desenvolvimento e utilização de técnicas de produção que reduzam a emissão de poluentes. O aumento na concentração de gases de efeito estufa (GEE), como o dióxido de carbono, resulta no “efeito estufa antrópico”, levando ao aumento da temperatura média do planeta. A emissão desses gases se dá, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis, meios de transporte, produção de cimento, desmatamento, agricultura e pecuária.
O agronegócio é visto como “vilão” nesse cenário, uma vez que se acredita que grande parte dos GEE emitidos para a atmosfera provêm de atividades agrícolas. Todavia, a utilização de técnicas de manejo conservacionistas – como o Sistema Plantio Direto (SPD) e a integração lavoura-pecuária sob SPD – podem reverter esse quadro, posicionado o setor agrícola como sequestrador de gás carbônico atmosférico, mitigando a emissão de GEE.
O solo desempenha papel crucial no balanço total de carbono, uma vez que o estoque de carbono no solo é cerca de 3 vezes maior que o estoque em toda a vegetação, e 2 vezes maior que o estoque atmosférico.
O SPD promove melhor estruturação do solo, proteção da matéria orgânica do solo e decomposição lenta e gradual dos resíduos orgânicos. Como resultado, esse sistema apresenta capacidade de reduzir a emissão de gases para a atmosfera, bem como de aumentar os estoques de carbono no solo.
O engenheiro ambiental Carlos Eduardo Pacheco Lima, pesquisador da Embrapa Hortaliças, afirma que o SPD em hortaliças acumula 5 toneladas de carbono a mais no solo por hectare produzido, quando comparado ao sistema convencional, destacando o PSD como uma ferramenta útil no processo de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Fonte: CARVALHO, João Luís Nunes; CERRI, Carlos Eduardo Pellegrino; CERRI, Carlos Clemente. SPD aumenta o sequestro de carbono pelo solo. Visão agrícola, v. 9, p. 132-135, 2009.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *