Você sabia?
No Brasil grande parte do território é provido de chuvas em abundância, o que possibilita a produção de diversas culturas em várias regiões sem preocupação quanto a restrição hídrica. Mas e quanto aos países que se encontram em condições áridas e com forte escassez de água?
Esse é o caso de Israel, um país localizado em uma região árida que tem grandes problemas com escassez de água, o que impossibilitava o desenvolvimento de uma agricultura no país. Porém com o uso da tecnologia atrelada a agricultura, hoje Israel é referência em agricultura de precisão e líder mundial em agricultura em condições áridas.
Da quantidade de chuva que se precipita em Israel, são consumidos 45% a mais de água, com isso os israelenses desenvolveram um avançado sistema de dessalinização. A água utilizada na agricultura é proveniente da reutilização do esgoto, no qual 91% é coletado e tratado (75% é utilizado para irrigação).
A tecnologia de dessalinização, juntamente com reutilização de água e a irrigação por gotejamento (Invenção também israelense) possibilita desenvolver agricultura sustentável e eficiente no deserto.
Fonte: Canal Rural. Dia da água: no deserto, Israel virou exemplo de agricultura sustentável. 2020. Disponível em: <https://www.canalrural.com.br/noticias/dia-da-agua-no-deserto-israel-virou-exemplo-de-agricultura-sustentavel/>. Acesso em 01 de maio de 2020.