O Programa Paraná Fala Espanhol possibilita a inserção de seus alunos em diferentes atividades acadêmicas realizadas por meio de parcerias internacionais – estas ligadas à mobilidade discente, docente e técnica, em universidades de países hispanos, bem como por meio da participação em eventos presenciais e virtuais nos quais o uso do espanhol é requerido. Um deles é o Eaic – Encontro Anual de Iniciação Científica, organizado pela Unicentro, com suas parcerias internacionais.

Atualmente a Unicentro é signatária da Rede Zicosur, o qual constitui-se de um Grupo de Universidades Públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru, que vem atuando em programas conjuntos para fortalecer a integração regional acadêmica a fim de consolidar o intercâmbio nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Além disso, a Unicentro possui acordos de cooperação com universidades espanholas, tais como a Universidade de Málaga, Universidade do País Vasco e está em fase de assinatura de um convênio com Universidade Autónoma de Madrid, por meio do Programa Erasumus, focado na mobilidade discente.

Por isso, o PFE destaca-se por sua importância institucional ao possibilitar o acesso a variadas oportunidades em que o conhecimento de espanhol é requerido para o pleno desenvolvimento de atividades acadêmicas.